Reprojeto da arquitetura de informação para configuração dos recursos de acessibilidade no android para pessoas com dislexia
Mots-clés :
Arquitetura da Informação, Tecnologia assistiva, Inclusão, Acessibilidade, DislexiaRésumé
Smartphones possuem recursos de acessibilidade que devem ser configurados para atender às particularidades dos usuários com necessidades específicas. Este trabalho teve por objetivo reprojetar a arquitetura da informação para configuração dos recursos de acessibilidade do Android para dislexia. Tomou-se como base as 125 oportunidades de melhoria identificadas por (Cunha; Silva, 2023). O método de classificação de cartões foi empregado para gerar um mapa mental com 65 itens (85,5%) modificados da arquitetura original. Ajustes envolveram agrupamentos de itens para facilitar a navegação e reescrita de itens para favorecer a interpretação. Espera-se que a arquitetura da informação reprojetada possa contribuir com a inclusão social de pessoas com dislexia.
Téléchargements
Références
AGNER, L. Ergodesign e arquitetura de informação: Trabalhando com o usuário. 5ª ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2023.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5a edição ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2014.
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República.
BRASIL. Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Brasília, DF: Presidência da República. (2021)
CARVALHO, T. C. P.; DOMICIANO, C. L. C.; MEDOLA, F. O.; LANDIM, P. C. Design universal, design inclusivo e design para todos: termos e usos na pesquisa brasileira. Em: ANDRADE, A. B. P. et al. (Eds.). Ensaios em design: investigação e ação. Bauru: Canal 6, 2019. p. 142–163.
CUNHA, W. K. A. M.; SILVA, B. S. Avaliação da Arquitetura de Informação para Configuração dos Recursos de Acessibilidade no Android para Dislexia. Projetica, v. 14, n. 3, p. 27, 2023. DOI: 10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.47518.
CUNHA, W. K. A. M. Reprojeto da Arquitetura de Informação para Configuração dos Recursos de Acessibilidade do Android para Dislexia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
DING, W.; LIN, X.; ZARRO, M. Information Architecture: The Design and Integration of Information Spaces. Second Edition. Springer, 2017.
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua: acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal em 2021. 2022
INSTITUTO ABCD. O que é Dislexia? 2022. Disponível em: <https://institutoabcd.org.
br/o-que-e-dislexia/>. Acesso em: 14 de fevereiro de 2023.
MARTIN, B.; HANINGTON, B. Universal Methods of Design. Beverly: Rockport Publishers, 2012.
MEDEIROS, E.C.M.R.; MELO, F.R.L.V.D.; AZONI, C. A. S.; SILVA, B. S. Estratégias didático-pedagógicas para a promoção do engajamento de universitários com dislexia. Em: NUNES, D. R. P. et al. (Eds.). Educação Inclusiva: conjuntura, síntese e perspectivas. Marília: ABPEE, 2021. p. 93–104.
MELO, P. C. B. de; SILVA, B. S. da. Requisitos para o design de um artefato digital de suporte à gestão de resgate e adoção de animais. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 7, p. 829–848, 2021.
MORVILLE, P.; ROSENFELD, L. Information Architecture: for the World Wide Web. 3 ed. Sebastopol: O’Reilly Media, Inc., 2007.
RAUSCHENBERGER, M.; BAEZA–YATES, R.; RELLO, L. Technologies for dyslexia. In: YESILADA, Y., HARPER, S. (eds) Web Accessibility. Springer, London, 2019. p. 603-627.
RODRIGUES, P. R.; ALVES, L.R.G. Tecnologia assistiva - uma revisão do tema. Holos, v. 6, p. 170-180, 2013.
ROSENFELD, L.; MORVILLE, P.; ARANGO, J. Information Architecture: for the World Wide Web. 4th ed. Sebastopol: O’Reilly Media, Inc., 2015.
SANTOS, L. B.; DAMASCENO, P. L. Prática freelancer em design: os efeitos da falta de formalização na prestação de serviços. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 7, p. 745–770, 2021.
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Wellin Karen de Amorim Macêdo Cunha, Bruno Santana da Silva 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.