Reprojeto da arquitetura de informação para configuração dos recursos de acessibilidade no android para pessoas com dislexia

Auteurs

Mots-clés :

Arquitetura da Informação, Tecnologia assistiva, Inclusão, Acessibilidade, Dislexia

Résumé

Smartphones possuem recursos de acessibilidade que devem ser configurados para atender às particularidades dos usuários com necessidades específicas. Este trabalho teve por objetivo reprojetar a arquitetura da informação para configuração dos recursos de acessibilidade do Android para dislexia. Tomou-se como base as 125 oportunidades de melhoria identificadas por (Cunha; Silva, 2023). O método de classificação de cartões foi empregado para gerar um mapa mental com 65 itens (85,5%) modificados da arquitetura original. Ajustes envolveram agrupamentos de itens para facilitar a navegação e reescrita de itens para favorecer a interpretação. Espera-se que a arquitetura da informação reprojetada possa contribuir com a inclusão social de pessoas com dislexia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Wellin Karen de Amorim Macêdo Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Bruno Santana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Professor Adjunto da Universidade Federal do
Rio Grande do Norte (UFRN).

Références

AGNER, L. Ergodesign e arquitetura de informação: Trabalhando com o usuário. 5ª ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2023.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5a edição ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2014.

BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República.

BRASIL. Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Brasília, DF: Presidência da República. (2021)

CARVALHO, T. C. P.; DOMICIANO, C. L. C.; MEDOLA, F. O.; LANDIM, P. C. Design universal, design inclusivo e design para todos: termos e usos na pesquisa brasileira. Em: ANDRADE, A. B. P. et al. (Eds.). Ensaios em design: investigação e ação. Bauru: Canal 6, 2019. p. 142–163.

CUNHA, W. K. A. M.; SILVA, B. S. Avaliação da Arquitetura de Informação para Configuração dos Recursos de Acessibilidade no Android para Dislexia. Projetica, v. 14, n. 3, p. 27, 2023. DOI: 10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.47518.

CUNHA, W. K. A. M. Reprojeto da Arquitetura de Informação para Configuração dos Recursos de Acessibilidade do Android para Dislexia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

DING, W.; LIN, X.; ZARRO, M. Information Architecture: The Design and Integration of Information Spaces. Second Edition. Springer, 2017.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua: acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal em 2021. 2022

INSTITUTO ABCD. O que é Dislexia? 2022. Disponível em: <https://institutoabcd.org.

br/o-que-e-dislexia/>. Acesso em: 14 de fevereiro de 2023.

MARTIN, B.; HANINGTON, B. Universal Methods of Design. Beverly: Rockport Publishers, 2012.

MEDEIROS, E.C.M.R.; MELO, F.R.L.V.D.; AZONI, C. A. S.; SILVA, B. S. Estratégias didático-pedagógicas para a promoção do engajamento de universitários com dislexia. Em: NUNES, D. R. P. et al. (Eds.). Educação Inclusiva: conjuntura, síntese e perspectivas. Marília: ABPEE, 2021. p. 93–104.

MELO, P. C. B. de; SILVA, B. S. da. Requisitos para o design de um artefato digital de suporte à gestão de resgate e adoção de animais. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 7, p. 829–848, 2021.

MORVILLE, P.; ROSENFELD, L. Information Architecture: for the World Wide Web. 3 ed. Sebastopol: O’Reilly Media, Inc., 2007.

RAUSCHENBERGER, M.; BAEZA–YATES, R.; RELLO, L. Technologies for dyslexia. In: YESILADA, Y., HARPER, S. (eds) Web Accessibility. Springer, London, 2019. p. 603-627.

RODRIGUES, P. R.; ALVES, L.R.G. Tecnologia assistiva - uma revisão do tema. Holos, v. 6, p. 170-180, 2013.

ROSENFELD, L.; MORVILLE, P.; ARANGO, J. Information Architecture: for the World Wide Web. 4th ed. Sebastopol: O’Reilly Media, Inc., 2015.

SANTOS, L. B.; DAMASCENO, P. L. Prática freelancer em design: os efeitos da falta de formalização na prestação de serviços. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 7, p. 745–770, 2021.

Publiée

2024-11-15

Comment citer

CUNHA, Wellin Karen de Amorim Macêdo; SILVA, Bruno Santana da. Reprojeto da arquitetura de informação para configuração dos recursos de acessibilidade no android para pessoas com dislexia. Informação em Pauta, [S. l.], v. 9, p. 1–22, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/92362. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência