USO DO CONHECIMENTO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES: INSIDERS E OUTSIDERS
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i6.9308Resumo
O artigo compreende os resultados parciais de uma pesquisa vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC/EM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). A pesquisa é intitulada "Qualificação Profissional e Mercado de Trabalho: Cursos Técnicos Integrados do IFCE e Relações de Trabalho", e tem por objetivo traçar o perfil dos estudantes que concluíram o Curso Técnico em Telecomunicações do Instituto Federal e detectar o grau de satisfação relacionada aos conhecimentos obtidos na Instituição, tomando como elementos de análise: o uso dos conhecimentos técnicos adquiridos e expectativas relacionadas ao desempenho profissional. Como parte do traçado investigativo, aplicou-se um questionário junto aos estudantes que concluíram o Curso e a uma parte daqueles que se encontram trabalhando em área de formação. Além disso, os docentes da Instituição também foram entrevistados. Dois importantes resultados da pesquisa. O primeiro, foi a constatação de que são poucos aqueles que atuam no setor de comunicação à distância, o que revela o caráter seletivo da tecnologia high-tech e o decorrente esvaziamento das oportunidades de trabalho do técnico em telecomunicações. O segundo resultado, no que concerne ao uso dos conhecimentos, foi a conclusão de que quanto mais as matérias do Curso dizem respeito ao exercício das telecomunicações, tanto menos os depoentes assinalam o uso dos saberes advindos de sua formação técnica.Downloads
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