PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: A CONTRIBUIÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL HOLANDÊS PARA A POLÍTICA PÚBLICA DE ENSINO BRASILEIRA

Autores

  • Vanessa de Lima Marques Santiago Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0001-8609-368X
  • Raquel Coelho de Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Paloma Costa Andrade Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Programa Dinheiro Direto na Escola. Sistema educacional holandês. Gestão Educacional.

Resumo

A análise da educação como direito social inscrito no ordenamento jurídico brasileiro exige uma reflexão sistemática, considerando-a com um direito em si mesmo e como meio indispensável de acesso aos outros direitos. Este estudo objetiva, pois, uma análise comparada do direito à educação no sistema constitucional brasileiro e holandês, justificando-se a partir das semelhanças entre o Programa Dinheiro Direito na Escola e as medidas adotadas pela Holanda com vistas a melhorar a gestão das verbas escolares. Em que pese as práticas de gestão do sistema educativo holandês advirem do caráter descentralizador e do liberalismo característico do país europeu, a presente investigação pretende evidenciar as possíveis influências deste sistema na política pública em questão, bem como levantar hipóteses de adoção de medidas aplicadas no país europeu e inovadoras no âmbito da gestão educacional no Brasil. Para tanto, o estudo lançará mão da investigação indireta, com pesquisa qualitativa, por meio do método dedutivo e utilizando como fontes referências bibliográficas, documentos históricos, teses, dados fornecidos por órgãos oficiais e a legislação pertinente. Espera-se identificar estreita relação entre o Programa Dinheiro Direito na Escola e os aspectos estruturais e sócio-políticos da gestão do sistema de ensino da Holanda.

Biografia do Autor

Vanessa de Lima Marques Santiago, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Direito e mestranda em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça, da Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará.

Raquel Coelho de Freitas, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Direito pela UERJ. Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

Paloma Costa Andrade, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Direito e mestranda em Direito pela Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2017-09-26

Edição

Seção

Doutrina Nacional