ATUAÇÃO ESTATAL NA ORDEM PÚBLICA E PRIVADA

Autores

  • João Luis Luís Nogueira Matias Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará
  • Afonso de Paula Pinheiro Rocha Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Estado, Subsidiariedade, Autonomia

Resumo

O estudo vai tratar da relação entre as esferas pública e privada bem como o papel do Estado. Abordam-se questões como: qual a função do ordenamento jurídico e como deve ser realizada a atuação do estado da economia. Investigam-se as mudanças de paradigma ocorridas tanto na definição do público e do privado. Apresenta-se o princípio da subsidiariedade como orientador da repartição de competências entre o Estado e a sociedade. Conclui-se no sentido de que a atuação estatal deve estimular o desenvolvimento das capacidades da sociedade civil, bem como reconhecer sua autonomia em perseguir seus interesses.

Biografia do Autor

João Luis Luís Nogueira Matias, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

Juiz Federal. Mestre em Direito pela UFC. Doutor em Direito pela UFPE. Doutorando em Direito pela USP. Professor dos cursos de Mestrado em Direito da UFC e da UNIFOR.

Afonso de Paula Pinheiro Rocha, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Direito pela UFC. Bolsista CAPES.

Referências

BARACHO, José Alfredo de Oliveira. O princípio da subsidiariedade – conceito e evolução. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

BARROSO, Luís Roberto. Neoconstitucionalismo e constitucionalização do Direito. O triunfo tardio do Direito Constitucional no Brasil. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 851, 1 nov. 2005. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7547>. Acesso em: 07 de dezembro de 2006.

BOBBIO, Norberto. Dalla struttura alla funzione – nuovi studi di teoria del diritto. Milão: Edizioni di Comunità, 1977.

BREUS, Thiago Lima. Políticas Públicas no Estado Constitucional. Dissertação – Mestrado em Direito. UFPR, Curitiba, 2006.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 3ª. Coimbra: Almedina, 1999.

FACHIN, Melina Girardi. Problemas e perspectivas da participação de Estados e entidades públicas enquanto partes no Juízo Arbitral. Revista Brasileira de Direito Internacional, Curitiba, v.2, n.2, p. 119-140, jul./dez.2005.

FARIA, José Eduardo. Introdução. In: José Eduardo Faria. (Org.). Regulação, direito e democracia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

FIORATI, Jete Jane. A lex mercatoria como ordenamento jurídico autônomo e os Estados em Desenvolvimento. Revista de Informação Legislativa. Brasília, a. 41, n. 164, out./dez. 2004.

GIORGIANNI, Michele. O Direito Privado e as suas Atuais Fronteiras. Revista RTFasc.Civ, v. 747, ano 87, p. 35-55, jan 1998.

GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1998. São Paulo: RT, 1992.

HABERMAS, Jürgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

LOBO, Paulo Luiz Netto. O Novo Código Civil – Discutido por Juristas Brasileiros. Campinas : Bookseller, 2003.

MARQUES NETO, Floriano Azevedo. Limites à Abrangência e à Intensidade da Regulação Estatal. Revista Eletrônica de Direito Administrativo Econômico. Salvador, Instituto de Direito Público da Bahia, nº 4, jan/2006. Disponível em: <http://www.direitodoestado.com.br>. Acesso em: 22 de outubro de 2006.

MATTOS, Paulo Todescan. Regulação Econômica e Democracia: Contexto e Perspectivas na Compreensão das Agências de Regulação no Brasil. In: José Eduardo Faria. (Org.). Regulação e Democracia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, p. 43-66, 2002.

SALDANHA, Nelson. O Jardim e a Praça. O Privado e o Público na Vida Social e Histórica. São Paulo: Edusp, 1993.

SARMENTO, Daniel. Colisões entre Direitos Fundamentais e Interesses Públicos. In: Flavio Galdino; Daniel Sarmento. (Org.). Direitos Fundamentais: Estudo em Homenagem ao Professor Ricardo Lobo Torres. Rio de Janeiro: Renovar, p. 267-324, 2006.

SILVA, Clarissa Sampaio. A Administração Pública no Contexto do Estado Pós-Social: Os Fenômenos da Privatização, da Regulação e os Novos Agentes Reguladores. Direito Público em Destaque – Revista da Procuradoria da União no Estado do Ceará, ano I, volume 01, p. 49-77, 2003.

VIOLIN, Tarso Cabral. Uma análise crítica do ideário do "terceiro setor" no contexto neoliberal e as parcerias entre a administração pública e sociedade civil organizada no Brasil. Dissertação – Mestrado em Direito. UFPR, Curitiba, 2006.

WALD, Arnoldo. Um Novo Direito para a Nova Economia: A evolução dos Contratos e o Código Civil. In: Roberto Senise Lisboa; Maria Helena Diniz. (Org.). O Direito Civil no século XXI. São Paulo: Saraiva, p. 73-93, 2003.

Downloads

Edição

Seção

Doutrina Nacional