A IMPORTÂNCIA DO SOPESAMENTO COMO INSTRUMENTO DA PROPORCIONALIDADE NA TEORIA DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Autores

  • Michel Pinheiro JECC/CE

Palavras-chave:

Princípio, Proporcionalidade, Direitos, Garantias, Balancing, Otimização, Maximização.

Resumo

O princípio da proporcionalidade assume cada vez mais a condição imprescindível de justificador da Teoria dos Direitos e Garantias Fundamentais. Primeiro, por se encontrar espraiado em todo o ordenamento jurídico, onde fundamenta incontáveis formas de limitação de excessos dos três Poderes da República, tanto na Constituição de 1988 como em seus microssistemas; segundo, como dirimente de conflitos entre princípios constitucionais, através do uso de seus três subprincípios. O sopesamento vem a ser, por sua vez, o instrumento de grande importância no instante de aplicação da maximização dos direitos fundamentais, tarefa difícil para os operadores do direito, agentes do Poder Executivo e legisladores diante da complexidade que envolve a necessidade de valoração de interesses.

Biografia do Autor

Michel Pinheiro, JECC/CE

Especialista em Direito Processual Penal pela UFC. Juiz de direito em exercício no Juizado Especial Cível e Criminal de Tauá – Ceará.

Referências

ALEXY, Robert. Teoría de los Derechos Fundamentales. Tradução de Ernesto Garzón Valdés. Madri: Centro de Estudios Constitucionales, 1993.

__________. Constitucionalismo Discursivo. Tradução de Luís Afonso Heck. Porto Alegre: Livraria do Advogado. 2007.

ARISTÓTELES. Pensadores. Livro V de Ética à Nicômano. São Paulo: Nova Cultura, 1996.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e Aplicação da Constituição. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

BRAGA, Valeschka e Silva. Princípios da Proporcionalidade & da Razoabilidade. Curitiba: Juruá, 2004.

BRASIL. Código Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Decreto-Lei/Del2848.htm . Acesso em: 17 jun. 2007.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. AC-MC-QO 1406 / SP. Disponível em: http://www.stf.gov.br/jurisprudencia/nova/pesquisa.asp . Acesso em: 17 jun. 2007.

CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2000.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de Direito Penal – parte geral. 6. ed. São Paulo: RT, 2000.

CRISTÓVAM, José Sérgio da Silva. Colisões entre princípios constitucionais: razoabilidade, proporcionalidade e argumentação jurídica. Curitiba, Juruá, 2007.

DWORKIN, Ronald. Levando os Direitos a Sério. Tradução de Nelson Boeira. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GUERRA FILHO, Willis Santiago. Processo Constitucional e Direitos Fundamentais.4. ed. São Paulo: RCS, 2005.

LIMA, Francisco Gérson Marques de. Os deveres constitucionais: o cidadão responsável. In: BONAVIDES, Paulo; LIMA, Francisco Gérson Maques de; BEDÊ, Fayga Silveira. (org) Constituição e Democracia. São Paulo: Malheiros, 2006.

OLIVEIRA, Fábio Corrêa Souza de. Por uma Teoria dos Princípios: o Princípio Constitucional da Razoabilidade. Rio de Janeiro:Lumen Juris, 2003.

STUMM, Raquel Denize. Princípio da Proporcionalidade no Direito Constitucional brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1995.

Downloads

Edição

Seção

Doutrina Nacional