REPENSANDO UMA VISÃO (NÃO) INDIVIDUALISTA DA PESSOA NO PANORAMA DA COMPREENSÃO DOS DIREITOS HUMANOS E A PERSPECTIVA AUTOPOIÉTICA DE EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA A PARTIR DA LEITURA DE HUMBERTO MATURANA

Autores

Palavras-chave:

Autopoiese, Direito, Educação, Direitos Humanos.

Resumo

O artigo observa a relação que o fenômeno cognitivo possui com a perspectiva autopoietica, assim o fenômeno jurídico e a educação se tornam corolários para o desenvolvimento de ações não individualistas, num contexto jurídico-social marcado pelo viés renovado do respeito aos Direitos Humanos, a partir do livro de Maturana e Varela: A árvore do conhecimento. Por meio da metodologia funcionalista e estruturalista e da revisão bibliográfica concluiu-se: o pensar a relação entre a perspectiva autopoiética da educação e a teoria do direito é compreender a interação entre os sujeitos, na presença de alteridades distintas que se abrem à construção pessoal de uns e de outros. 

Biografia do Autor

Wilson Engelmann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor e Mestre em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/RS/Brasil; Coordenador Executivo do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios e Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado – ambos da UNISINOS; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa JUSNANO, credenciado junto ao CNPq; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Guilherme Wünsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor e Mestre em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado – da Unisinos/RS; Professor do Curso de Graduação em Direito da Unisinos; Pesquisador do Grupo de Pesquisa JUSNANO, credenciado junto ao CNPq.

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Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Doutrina Nacional