ALGUNAS PRECISIONES EN PUNTO AL HISTÓRICO DITANCIAMENTO ENTRE LOS ÓRGANOS JURISDICCIONA LES Y LA CIUDADANÍA: LA POSITIVA EXPERIÊNCIA ANGLOSAJONA

Autores

  • Luis Rodrígues Ennes Universidad de Vigo

Palavras-chave:

instituições jurídicas espanholas, cidadania, relação jurista/cidadão na experiência anglo-saxonica

Resumo

Este artigo busca realizar uma análise histórica do sistema jurídico espanhol, com raízes germânico-romanas, enfatizando os períodos mais importantes historicamente e as características que permanecem como herança de tais períodos. Ao fazer um estudo comparativo com o sistema anglo-saxão, em especial o modus operandi do britânico, o autor elabora crítica ao funcionamento das instituições jurídicas espanholas. Ao fazer o paralelo entre ambas as formas, o autor elabora questionamentos relevantes e aponta mudança que seriam necessárias para o melhor funcionamento do sistema jurídico espanhol, tais como a formação dos juízes, que resulta na sua capacidade de se manter imparcial e aplicar a lei, mantendo assim a segurança jurídica. Salienta-se neste estudo as mudanças recentes nos tribunais do júri espanhóis, que apesar de muito contribuírem para evolução jurídica do país, não foram suficientes, faltando ainda um longo caminho para o almejado sistema jurídico perfeito. O autor conclui que a proximidade dos órgãos jurisdicionais com o cidadão é imprescindível e que a experiência anglo-saxã é um bom exemplo de aproximação entre juristas e cidadãos sem que haja o comprometimento da imparcialidade na busca pela justiça.

Biografia do Autor

Luis Rodrígues Ennes, Universidad de Vigo

Catedrático de Derecho Romano Universidad de Vigo (España). Acadêmico de las RR. AA. de Jurisprudencia y Legislatión y de la Historia.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Edição

Seção

Doutrina Estrangeira