Chamada para publicação - Dossiê Diálogos com as Infâncias e as Juventudes: os desafios com as tecnologias digitais em debate

2023-04-17

Prezados(as) pesquisadores(as),

Em nome do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGRIM), da Universidade Federal do Ceará (UFC), agradecemos, novamente, por sua participação na série de webinars #NaRedeComLabgrim, realizada em 2021 e 2022.

A sua contribuição foi muito relevante para o debate e instigou muitas reflexões, que acreditamos precisam ser ampliadas. Por isso, convidamos você a enviar um artigo para o Dossiê Temático intitulado 'Diálogos com as Infâncias e as Juventudes: os desafios com as tecnologias digitais em debate'. Este Dossiê será publicado na Revista Passagens, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, no segundo semestre de 2023.

Este Dossiê tem como objetivo retomar as contribuições apresentadas nos ciclos de debates 2021 e 2022 do projeto #NaRedeComLabGrim. A ideia é resgatar as questões centrais abordadas nas webinars em um formato de texto, a fim de possibilitar uma maior partilha dos temas e ideias com possíveis interessados.

Neste Dossiê, seguimos com o mesmo propósito de valorizar a contribuição de pesquisadores brasileiros e internacionais, com visões do hemisfério norte e sul global, sobre a relação de crianças e jovens com a cultura digital. Com vocês, gostaríamos de refletir sobre como as práticas comunicacionais, o aporte das tecnologias digitais e as políticas voltadas para os campos das infâncias e juventudes se interconectam na
sociedade contemporânea.

Entendemos que o contexto pandêmico de Covid-19 intensificou e redimensionou as relações de crianças e jovens com a cultura digital, demandando de nós, pesquisadores, uma reflexão sobre oportunidades e riscos, direitos e bem-estar, de modo a proteger e promover os seus direitos neste novo cenário.

Os temas centrais deste Dossiê retomam, assim, os temas das sessões da referida série. Assim, estamos recebendo artigos que abordem os seguintes temas: Desigualdade digital em tempos de pandemia; Cyberbullying e discurso de ódio; Inteligência artificial e inclusão; Design participativo com crianças e jovens; Novos ambientes de aprendizagem: antigos e novos desafios; Metaverso: aspectos éticos e legais sob a ótica infanto-juvenil.

Assim como a série, este Dossiê é dirigido a estudantes, professores, pesquisadores, mães e pais, além do público interessado em dialogar sobre infância, juventude e direitos. Trata-se de mais uma realização do LabGRIM, vinculado ao Instituto de Cultura e Arte, e do Instituto Universidade Virtual, ambos da Universidade Federal do Ceará.

Os textos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês.

Abaixo, apresentamos as datas importantes de submissão:

- Prazo de submissão: 30/06/2023
- Prazo de avaliação: 30/09/2023
- Prazo de edição: 30/11/2023
- Prazo para publicação: 30/12/2023


Atenciosamente,

Prof.ª Inês Vitorino (Instituto de Cultura e Arte-UFC)
Prof.ª Andrea Pinheiro (Sistemas e Mídias Digitais - UFC)
Prof.ª Georgia Cruz (Sistemas e Mídias Digitais - UFC)

Editoras do Dossiê Temático 'Diálogos com as Infâncias e as Juventudes: os desafios com as tecnologias digitais em debate'