A representação dos cargos de telejornalismo em narrativa seriada

uma análise da série Great News

  • Laryssa Yasmin de Oliveira UFPEL
  • Michele Negrini Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este trabalho analisa como cargos telejornalísticos são representados na série “Great News”. Com o objetivo de compreender se a caracterização dos profissionais foi afetada pelo processo de produção, leva-se em consideração as conceituações teóricas da profissão e as definições de cultura e representação. A conclusão é obtida através da análise de três episódios da primeira temporada, em uma Análise de Conteúdo: os cargos telejornalísticos em “Great News” são fluídos e se adaptam ao roteiro, ainda que respeitem a cultura jornalística e as atividades necessárias para o desenvolvimento de um telejornal de referência.

Biografia do Autor

Laryssa Yasmin de Oliveira, UFPEL

Bacharela em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduanda em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pelo Instituto Dimensão.

Michele Negrini, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (1999), graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (2016-2017). É professora Associada da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (UFSC), do Grupo Estudos Culturais e Processos Midiáticos (UPEL) e da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (Rede Telejor). Coordena o Telejornal Universitário Em Pauta TV, vinculado ao projeto de ensino e extensão TV UFPEL Em Pauta. Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em telejornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da comunicação, telejornalismo e estudos culturais.

Publicado
2020-12-30
Como Citar
Oliveira, L. Y. de, & Negrini, M. (2020). A representação dos cargos de telejornalismo em narrativa seriada. Passagens, 11(2), 46-71. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/44458
Seção
Artigos