Dai a Jennifer o que é de Jennifer

um convite para o estudo da linguagem jogável com base no jogo Clock Tower

Autores

  • Matheus Rodrigo Serafim Rodrigues Universidade Federal do Ceará

Resumo

 O ensaio terá como objetivo uma discussão sobre o estudo de jogos por pesquisadores da área de linguagens, especificamente da literatura e do cinema, não só para identificar diálogos sócio-históricos, mas também a existência de um conhecimento próprio, que estuda o texto jogo não como ferramenta ou seu meio de produção, mas, como totalidade significante dotada de poética e estética, aos moldes da discussão sobre a literatura como conhecimento (BARBOSA, 1996). Para isso será traçado um breve histórico da evolução da expressão destas linguagens nos jogos e as maneiras que são incorporadas, através do estudo de caso do jogo Clock Tower (1995). Para isso o ensaio valer-se-á do texto de AUMONT(2012) que discorre sobre o que é linguagem e o que constitui a linguagem cinematográfica. Além disso, é discutido a falta de uma verdadeira base teórico-metodológica para tratar os elementos próprios da linguagem do jogo não apenas como meio de expressão, além de propor possíveis pontos de partida para a pesquisa, com base nos trabalhos de CRAWFORD (1982), KOSTER (2011) e ZIMMERMAN (2003).

Biografia do Autor

Matheus Rodrigo Serafim Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Professor de Comunicação Visual, formado em Jogos Digitais e pós-graduado em Comunicação. Atualmente, trabalha na indústria de jogos e é produtor cultural na cidade de Fortaleza. Criador do grupo "Isso não é Design", focado em democratizar o conhecimento na área do design através de atividades culturais e conteúdo digital acessível e divertido.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Rodrigues, M. R. S. (2022). Dai a Jennifer o que é de Jennifer: um convite para o estudo da linguagem jogável com base no jogo Clock Tower. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13, 1–21. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/71257