Recursos de Acessibilidade para pessoas com deficiência visual em cadernos digitais de viagens e turismo

uma análise dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo

Autores

  • Suely Maciel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Larissa Aparecida Cavenaghi Ferreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Matheus Ferreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Gabriel de Ávila de Almeida Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Guilherme Ferreira de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v13iesp.80879

Resumo

O estudo analisa a presença de recursos de acessibilidade na Web nos cadernos digitais de turismo e viagem dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. A partir de análise automática (com emprego de softwares de rastreamento) e análise manual de acordo com as Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) e do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).  Objetiva-se identificar, descrever e analisar o uso dos recursos de acessibilidade na produção jornalística digital em rede especializada em viagens e turismo, de maneira a discutir a adequação da produção, no segmento, às demandas por acesso por parte das pessoas com deficiência sensorial, especialmente deficiência visual. O estudo mostrou que as publicações não cumprem as recomendações dos documentos quanto à oferta de recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas que visam garantir as condições de acesso por parte da pessoa com deficiência. Elas apresentam erros de navegação e de construção importantes, que impedem total ou parcialmente o acesso às páginas e aos conteúdos. Com o estudo, busca-se contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos de acessibilidade na produção jornalística digital e para a discussão sobre inclusão da pessoa com deficiência visual.

Biografia do Autor

Suely Maciel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Docente dos cursos de de graduação em Jornalismo e Relações Públicas e do programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Bauru. líder do Grupo de Pesquisa "Linguagem e Mídia Acessível (GELIMA)" e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Comunicação Acessível "Biblioteca Falada".

Larissa Aparecida Cavenaghi Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Bauru. Colaboradora do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Comunicação Acessível "Biblioteca Falada".

Matheus Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Mestre em Comunicação Midiática e graduado em Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Bauru. Membro do Grupo de Pesquisa "Linguagem e Mídia Acessível" (GELIMA).

Gabriel de Ávila de Almeida, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Graduando do curso de Engenharia de Produção, da Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Campus de Bauru. Membro do Grupo Pesquisa "Linguagem e Mídia Acessível" (GELIMA) e do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Comunicação Acessível "Biblioteca Falada".

Guilherme Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Graduando do curso de Relações Públicas da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Bauru. Membro do Laboratório de de Pesquisa e Extensão em Comunicação Acessível "Biblioteca Falada" e do Grupo de Pesquisa "Linguagem e Mídia Acessível" (GELIMA).

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Maciel, S., Ferreira, L. A. C., Ferreira, M., Almeida, G. de Ávila de ., & Oliveira, G. F. de. (2022). Recursos de Acessibilidade para pessoas com deficiência visual em cadernos digitais de viagens e turismo: uma análise dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13(esp), 94–119. https://doi.org/10.36517/psg.v13iesp.80879

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, Cidade e Viagens