Outras imagens

uma leitura queer da história da arte

Autores

  • Luiza Tavares Lopes Balau Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v14iesp.81298

Resumo

O presente artigo busca investigar como diferentes imagens em torno do corpo e das relações sexuais e de gênero foram criadas no contexto das artes visuais e como estas imagens extrapolam o campo artístico. O conceito de imagem é explorado aqui além de seu sentido pictórico e visual, sendo compreendido como um repertório simbólico que coloniza o imaginário social e exerce influência na performance social. O artigo também pretende demonstrar como diferentes artistas criam imagens dissidentes do sistema sexo/gênero binário, criando corpos e práticas que escapam de imagens heteronormativas. Em sua conclusão, este trabalho realiza uma breve leitura queer e feminista da história da arte e suas imagens, mostrando como a produção de imagens na arte tem o potencial de se contrapor a imagens do discurso heteronormativo e patriarcal.

Biografia do Autor

Luiza Tavares Lopes Balau, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (2017) e mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (2021). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, gênero, teoria queer, livro de artista.

Downloads

Publicado

2023-06-18

Como Citar

Balau, L. T. L. (2023). Outras imagens: uma leitura queer da história da arte. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 14(esp), 10–33. https://doi.org/10.36517/psg.v14iesp.81298

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, Filosofia e Cultura Queer