O Arquivo fílmico e o apagamento da participação das mulheres nas primeiras décadas do cinema

Autores

  • Vitória Gondim Real Nunes Universidade Federal do Ceará
  • Vanessa Paula Trigueiro Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v14iesp.85298

Resumo

A presença das mulheres por trás das câmeras como participantes do desenvolvimento do cinema foi, ao longo da história, obliterada e marginalizada por narrativas que as colocam em posição de meros objetos e espectadoras. Tais narrativas são reforçadas pelo apagamento sistemático da produção das mulheres nos arquivos fílmicos, que apresentam, de modo geral, apenas um vestígio da presença das mulheres nas primeiras décadas do cinema. Desta forma, o presente artigo propõe discutir como foi construído o arquivo fílmico ao longo do tempo e sua relação com esse apagamento da presença das mulheres na sua produção, na tentativa de reivindicar a ativa atuação da mulher em um contexto de agência na história do cinema e preservar memórias mais amplas do que aquelas atualmente subjugadas por narrativas dominantes.

Biografia do Autor

Vitória Gondim Real Nunes, Universidade Federal do Ceará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015), e Especialização em Cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017), atuando principalmente nos seguintes temas: representações cinematográficas e gênero, análise fílmica.

Vanessa Paula Trigueiro Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal - Cidade Alta, no curso de Multimídia. Atualmente encontra-se em cooperação técnica na Editora IFRN, vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN como assessora de divulgação científica. Atua como membro do Grupo de Pesquisa Comunical, dos projetos de extensão Cinemateca Potiguar e Cine Poty; do projeto de extensão e prática profissional Além dos Muros do IFRN; do projeto de pesquisa Mapeamento dos canais de produção de conteúdo audiovisual no YouTube no Rio Grande do Norte; e do Comitê Gestor do Núcleo de Produção Digital (NPD/RN).

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Publicado

2023-06-18

Como Citar

Nunes, V. G. R., & Moura, V. P. T. (2023). O Arquivo fílmico e o apagamento da participação das mulheres nas primeiras décadas do cinema. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 14(esp), 93–113. https://doi.org/10.36517/psg.v14iesp.85298

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, Filosofia e Cultura Queer