Cotidiano, tempo e espaço em "Margeando o Rio" de Jiro Taniguchi

Autores

  • Thiago Henrique Gonçalves Alves Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Este artigo tem por objetivo estudar as relações das categorias narrativas do tempo e do espaço relacionado ao cotidiano presente nas histórias em quadrinhos. Nosso objeto para alcançar tal objetivo é o capítulo 8 sob o título “Margeando o Rio” presente no mangá O homem que passeia (2017), do mangaká Jiro Taniguchi. A relação tempo, espaço e cotidiano se dá por meio do personagem principal e sua relação com paisagem e cidade de Tóquio. Como fundamentação teórica buscaremos o conceito de homem ordinário na obra de Certeau (2021) e do cotidiano nos quadrinhos com Schneider (2019). A relação tempo e espaço encontramos nosso suporte nos estudos de narrativa de Bakhtin (2018) com seu estudo sobre o cronotopo e Genette (2017) com seus conceitos de frequência e velocidade, e o diálogo com Groensteen (2015) e seu estudo sobre o requadro e a calha entre quadros como espaço de passagem do tempo e no artigo do Lucas (2016) sobre o uso do espaço diegético e gráfico. Ao final, constatamos que a relação da construção do tempo, do espaço e do cotidiano ocorre por uma dilatação (ou suspensão) do tempo e uma imprecisão do espaço, características que encaixamos dentro de uma perspectiva de uma obra artística contemporânea.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Gonçalves Alves, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Comunicação pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/ICA/UFC) com a pesquisa sobre as confluências narratológicas a partir do quadrinho "Sandman", de Neil Gaiman. Mestre em Comunicação (2024) pela Universidade Federal do Ceará (PPGCOM UFC) com a dissertação "O tempo, o espaço e o cotidiano: uma análise sobre Abbas Kiarostami e Jiro Taniguchi". Faz parte do grupo de pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos (OIIQ) e do Paralaxe: Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica, possui interesse por pesquisa em cinema, histórias em quadrinhos, literatura e videogames.

Downloads

Publicado

2024-06-21

Como Citar

Alves, T. H. G. (2024). Cotidiano, tempo e espaço em "Margeando o Rio" de Jiro Taniguchi. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 15, 1–17. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/91973

Edição

Seção

Artigos Livres