Hashtag #ataqueàsescolas

uma reflexão para além das questões de segurança

Autores

  • Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante UFC
  • Georgia da Cruz Pereira UFC
  • Inês Sílvia Vitorino Sampaio UFC

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v14iespecial.92669

Resumo

O que fazer quando as escolas são alvos de ataques? O presente artigo discute fatores envolvidos nesse problema para além da segurança e analisa cartilhas produzidas pelo poder público em resposta imediata a esse que não é um fenômeno novo no Brasil, embora tenha se intensificado nos últimos anos. Um ponto importante da reflexão está no papel que as redes sociais e plataformas têm tido ao propiciar a organização de grupos que planejam tais ataques. Com base na Análise Crítica do Discurso de Fairglough (2001), nos debruçamos sobre três dessas cartilhas: uma feita pelo governo estadual do Ceará e duas produzidas pelo governo federal. Nosso objetivo foi aprofundar a discussão sobre o contexto que propicia esse tipo de violência e compreender por meio das análises as ordens discursivas presentes nesses materiais oficiais e como seus discursos abordam a questão e endereçam soluções. O estudo identificou que a ordem discursiva da segurança prevaleceu na cartilha do governo estadual, enquanto a ordem discursiva da educação sobressaiu nas cartilhas do governo federal. O vínculo discursivo a essas ordens expressa, por outro lado, uma abordagem mais restrita (governo estadual) ou mais ampla (governo federal) do fenômeno e suas possíveis soluções.

Biografia do Autor

Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante, UFC

Professora do Curso de Sistemas e Mídias Digitais e coordenadora do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia, LabGRIM/UFC. Concluiu Mestrado (2006) e Doutorado (2014) em Educação Brasileira (UFC).

Georgia da Cruz Pereira, UFC

Professora Adjunta do curso de graduação em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. É doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora de Comunicação e Tecnologias no LabGRIM (Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e e Mídia (LabGRIM/UFC).

Inês Sílvia Vitorino Sampaio, UFC

Professora Titular na área de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Investigadora Associada ao Centro de Excelência da Criança Digital na Deakin University desde 2022. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, com participação em Programa de Doutorado Sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, Alemanha. É fundadora e vice-coordenadora do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGRIM/UFC).

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Cavalcante, A. P. P., Pereira, G. da C., & Sampaio, I. S. V. (2023). Hashtag #ataqueàsescolas: uma reflexão para além das questões de segurança. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 14(especial), 136–161. https://doi.org/10.36517/psg.v14iespecial.92669