Intra-empreendedorismo e dimensão cultural: um estudo com trabalhadores de uma empresa cearense
Palavras-chave:
Intra-empreendedorismo, Liderança, Inovação, Cultura.Resumo
Trata-se de um estudo sobre práticas de intra-empreendedorismo em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense, considerada de grande porte, com atuação nacional e internacional, localizada na região metropolitana de Fortaleza. Os objetivos da pesquisa foram identificar e descrever práticas intra-empreendedoras; relacioná-las com o comportamento da alta direção; relacionar o comprometimento dos colaboradores com essas práticas e identificar o estilo de liderança predominante na empresa. Cada pressuposto foi avaliado à luz dos dados encontrados na pesquisa de campo visando responder às perguntas iniciais. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e descritiva para o estudo de caso. Adotou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada com nove colaboradores fundamentada nas bases conceituais do intra-empreendedorismo. Para o tratamento dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo, que estabelece um tratamento da informação e frequência das mensagens, classificando em categorias. Observou-se na empresa pesquisada práticas de intra-empreendedorismo incentivadas pela alta direção. Há uma relação entre o comprometimento de seus colaboradores e as práticas de intra-empreendedorismo identificadas, na medida em que as pessoas possuem uma visão clara dos seus objetivos e apresentam atitudes que possibilitam a execução destes objetivos, refletidas no compromisso em viabilizar a visão da empresa. O pressuposto de uma relação entre autonomia e prática de intra-empreendedorismo não se confirmou, no entanto, a afirmação teórica sobre a influência da prática intra-empreendedora no suporte organizacional para a inovação e o enfrentamento dos desafios do mercado foram empiricamente reforçados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-01-01
Como Citar
Estevam, A. B. R. (2012). Intra-empreendedorismo e dimensão cultural: um estudo com trabalhadores de uma empresa cearense. Revista De Psicologia, 3(1), 94–109. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/107
Edição
Seção
Artigos