Transmissão cultural: um ponto de convergência e de divergência entre Skinner e Tomasello

  • Heloísa Gonçalves Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Paolla Magioni Santini Universidade Federal de São Carlos
  • Tatiana Lance Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Práticas culturais, psicologia e cultura, intergeracionalidade.

Resumo

Tomasello e Skinner são dois autores que descrevem em suas obras, teorias sobre práticas culturais. O objetivo deste ensaio é apresentar um ponto de convergência e de divergência observados nas definições sobre transmissão cultural, descritas por esses dois autores. Skinner e Tomasello concordam que o estabelecimento da cultura só foi possível através da ação conjunta dos seres humanos dentro de um contexto social específico. Porém, estes dois autores diferem na forma como descrevem os processos pelos quais ocorre a transmissão cultural em contextos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloísa Gonçalves Ferreira, Universidade Federal de São Carlos
Psicóloga, Especialista em Psicoterapia Comportamental (Terapia por Contingências de Reforçamento) pelo ITCR (Campinas-SP, Brasil), Mestre em Psicologia com ênfase em Comportamento e Cognição pela UFSCar com apoio da FAPESP. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, bolsista FAPESP.
Paolla Magioni Santini, Universidade Federal de São Carlos
Psicóloga, Mestre em Psicologia com ênfase em Comportamento e Cognição pela UFSCar, com apoio da FAPESP. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, bolsista FAPESP, apoio CNPQ.
Tatiana Lance, Universidade Federal de São Carlos
Psicóloga, Especialista em Psicoterapia Comportamental (Terapia por Contingências de Reforçamento) pelo ITCR (Campinas-SP) e aluna especial de Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar.
Publicado
2012-01-01
Como Citar
Ferreira, H. G., Santini, P. M., & Lance, T. (2012). Transmissão cultural: um ponto de convergência e de divergência entre Skinner e Tomasello. Revista De Psicologia, 3(1), 147-150. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/109
Seção
Artigos