Intervenção com famílias de pessoas com deficiência intelectual: análise da produção científica

Autores

  • Mayse Itagiba Rooke Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bruna Rocha Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cristina Fuentes Mejía Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Família, intervenção, deficiência intelectual, pesquisa científica.

Resumo

As famílias de pessoas com deficiência intelectual (DI) podem vivenciar, em razão das especificidades da deficiência e suas consequências, momentos difíceis, permeados por dúvidas, incertezas, inseguranças e angústias. Nesse sentido, programas de intervenção direcionados ao convívio familiar quando há uma pessoa com DI possibilitam formas de promoção do desenvolvimento e prevenção a problemas ao funcionamento da família e dos membros individualmente. Assim, objetivou-se realizar um levantamento bibliográfico das publicações referentes a intervenções com famílias de pessoas com DI no âmbito da América Latina, Espanha e Portugal. Para isso, realizou-se uma busca sistemática nas bases de dados Scielo e Redalyc e na ferramenta de busca Google Acadêmico. Foram encontradas 37 publicações, com predominância de artigos teóricos/revisão de literatura e de origem espanhola. A maioria das intervenções foi do tipo ‘orientação’ e ‘grupo de apoio’, direcionada a genitores/cuidadores. Espera-se que haja uma maior produção sobre intervenção, família e deficiência, especialmente na América Latina.

 

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Publicado

2017-10-24

Como Citar

Rooke, M. I., Almeida, B. R., & Mejía, C. F. (2017). Intervenção com famílias de pessoas com deficiência intelectual: análise da produção científica. Revista De Psicologia, 8(2), 92–100. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/11878

Edição

Seção

Artigos