O pesquisador-cineasta e a ética dos olhares compartilhados

Autores

  • Solange Jobim e Souza Pontifícia Universidade Católica - Rio

Palavras-chave:

imagem técnica, pesquisa em ciências humanas, ética do olhar, princípios metodológicos.

Resumo

O presente artigo é uma decorrência das pesquisas que venho desenvolvendo, ao longo de quase duas décadas, sobre o uso da imagem técnica em pesquisa acadêmica. O ponto de partida é a afirmação de que a utilização da câmera como mediação provoca uma intervenção singular na relação que se estabelece entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O objetivo é apresentar os princípios metodológicos que têm orientado o uso de câmera de vídeo em pesquisa acadêmica, oferecendo subsídios para a definição do ato de pesquisar como construção de uma ética e de uma estética do olhar. A filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, o debate pioneiro instaurado por Walter Benjamin sobre as transformações da arte na época da reprodução técnica, o cinema documentário de Eduardo Coutinho e a obra teórica e cinematográfica de Pasolini são as principais referências.

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Biografia do Autor

Solange Jobim e Souza, Pontifícia Universidade Católica - Rio

Professora Associada do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Pesquisadora do CNPq e FAPERJ. Trabalho de pesquisa realizado durante o Estágio Sênior na Université de Vincennes Saint Denis - Paris VIII, França, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2017-06-02

Como Citar

Souza, S. J. e. (2017). O pesquisador-cineasta e a ética dos olhares compartilhados. Revista De Psicologia, 8(1), 8–22. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/13952

Edição

Seção

Artigos