Cinema, subjetividade e sociedade: a sétima arte na produção de saberes. Uma experiência de extensão na Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave:
Cinema, subjetividade, sociedade, cultura.Resumo
O projeto de extensão “Cinema, Subjetividade e Sociedade: a sétima arte na produção de saberes”, no campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo, utiliza a linguagem cinematográfica na investigação de fenômenos ligados à constituição das diferentes configurações subjetivas presentes na contemporaneidade. As atividades se desenvolvem em parcerias com diversos projetos da universidade e iniciativas existentes na cidade. As ações abordam temas relevantes, entendendo o cinema como importante dispositivo que pode propiciar o questionamento de concepções que o sujeito tenha de si e de seu meio sociocultural e político. São diversas as técnicas utilizadas: construção participativa de estratégias de ensino, pesquisa e extensão, de natureza qualitativa; pesquisa filmográfica; exibição de filmes e a realização de debates com convidados; produção de material audiovisual. Este artigo pretende abordar como as atividades propostas têm conseguido atingir seus objetivos e os resultados evidenciam preocupação com temáticas sociais, tais como educação pública, direitos humanos e movimentos sociais, em uma vertente transdisciplinar e em parcerias com iniciativas comunitárias. As conclusões apontam para a possibilidade de novos modos de produção epistêmica em articulação com a linguagem audiovisual, atestando a potência do cinema na produção de saberes e sua capacidade de mobilização em torno de múltiplas temáticas.
Downloads
Referências
Aita, E. B., & Facci, M. G. (2011).
Subjetividade: uma análise pautada na
Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia
em Revista, 17(1), 32-47. Recuperado de
h t t p : / / p e p s i c . b v s a l u d . o r g / s c i e l o .
php?script=sci_arttext&pid=S1677-
Araújo, T., Erichsen, R. (Diretores), & Laus,
C. (Produtor). (2014). Ilegal [MP4]. São
Paulo, SP: Superinteressante & 3filmgroup.
tv.
Bezançon, R. (Diretor), & Altmayer, E.
(Produtor). (2011). Un heureux événement
[DVD]. São Paulo, SP: California Filmes.
Casetto, S., Henz, A. O., Imbrizi, J. M., &
Capozzolo, A. A. (2007). Laboratório de
sensibilidades, inteligência coletiva, Clube
dos saberes. In II Colóquio de Psicologia da
arte. São Paulo, SP. Recuperado de http://
www.ip.usp.br/laboratorios/lapa/versaoportugues/
c78a.pdf.
Churchland, P. S. (1994). Can Neurobiology
Teach us Anything about Consciousness?
Proceeding and Addresses of the American
Philosophical Association, 67, 23-40.
Codato, H. (2010). Cinema e representações
sociais: alguns diálogos possíveis.
Verso e Reverso, 29, 47-56.
Dantas, K., Barreiros, R. (Diretores),
Bertolazzi, B., & Dantas, K. (Produtores).
(2012). Funk Ostentação: O filme [MP4].
Santos, SP: Kondzilla.
Dolan, X. (Diretor/Produtor). (2014).
Mommy [DVD]. Canadá: Europa Filmes.
Figueiredo, L. C. M. (1994). A invenção do
psicológico: Quatro séculos de subjetivação
(1500-1900). Linhas de fuga (2a
ed.). São Paulo, SP: Escuta.
Imbrizi, J. (2014). Narrativas de si: O enlace
arte, experiências e conhecimentos na produção
escrita e nos processos de subjetivação
(Projeto de pesquisa). Curso de
Psicologia, Universidade Federal de São
Paulo – Campus Baixada Santista, Santos.
Imbrizi, J. (2015). A Arte como fato da cultura:
a produção de tecnologias afirmativas,
criativas e participativas no cuidado
entre sujeitos (Projeto de estágio).
Curso de Psicologia, Universidade
Federal de São Paulo – Campus Baixada
Santista, Santos.
Imbrizi, J., Martins, E. (2015). Narrativas
de si: contribuições do cinema para a pesquisa
e transformação social. Revista
Interface, 10(dez.), 22-39.
Jardim, J. (Diretor), & Tambelini, F.
(Produtor). (2007). Pro dia nascer feliz
[MP4]. Rio de Janeiro, RJ: Tambelini Filmes.
Mariano, S. (Diretor), & Bremmer, D.
(Produtor). (2014). Funk Ostentação: O
sonho. [MP4]. Santos, SP: Kondzilla.
Martins, E., Imbrizi, J., & Garcia, M. L.
(2015). Cinema, subjetividade e sociedade:
a sétima arte na produção de saberes
(Projeto de Extensão Universitária).
Universidade Federal de São Paulo –
Campus Baixada Santista, Santos.
Meirelles, R., Reeks, D. (Diretores),
Renner, E., Lobo, L., & Nisti, M.
(Produtores). (2015). Território do Brincar
[MP4]. São Paulo, SP: Maria Farinha
Filmes e Ludus Vídeos.
Puppo, E. (Diretor), & Sundfeld, M.
(Produtor). (2014). Sem Pena [DVD]. São
Paulo, SP: Heco Produções.
Rivera, T. (2008). Cinema, Imagem e
Psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.
Safatle, V. (2012). Falar de si mesmo lá
onde não há mais si mesmo. Recuperado
de https://vimeo.com/52152626.
Sagrado, A., Perez, R., Lima, A. (Diretores),
Sagrado, A., & Perez, R. (Produtores).
(2014). Quando sinto que já sei [MP4].
Porto Alegre, RS: Coletivo Catarse.
Sontag, S. (1981). Ensaios sobre a
Fotografia. Trad. Joaquim Paiva. Rio de
Janeiro, RJ: Ed. Arbor.
Zizek, S. (1995). Reflections of Media and
Politic and Cinema. InterCommunication,
Recuperado de http:// http://www.
lacan.com/zizek-reflections.htm.