Memória e sites de redes sociais: midiatização da imagem em recordações e narrativas autobiográficas

Jéssica de Souza Carneiro, Idilva Maria Pires Germano

Resumo


O estudo da memória e das narrativas autobiográficas, e sua relação com a produção e o consumo de imagens mostra-se desafiador, sobretudo na contemporaneidade, ao investigarmos esses processos nos ambientes digitais. Esta pesquisa focaliza a relação entre fotografia digital e a memória autobiográfica em sites de redes sociais. O objetivo foi investigar como as fotografias pessoais e suas legendas compartilhadas no Facebook contribuem para a produção da memóriaautobiográfica. Procuramos entender como as novas formas de produzir imagens, sobretudo aquelas endereçadas ao compartilhamento online, operam na forma como se constroem lembranças do vivido. A metodologia consistiu na aplicação do questionário semiestruturado a 31 usuários do Facebook, entre 18 e 24 anos, de ambos os sexos, comtemas sobre fotografia e memória; e codificação e análise das fotografias e legendas selecionadas pelos participantes, convidados no próprio Facebook (perfil público). Uma fotografia e respectiva legenda bem como uma colagem de fotografias são analisados no artigo em mais detalhe. Entre os achados, identificamos a felicidade como imperativo, na direção de homogeneizar e perpetuar modos de ver e ser culturalmente dominantes nos sites de redes sociais, moldando os tipos de artefatos de memória a serem mantidos e o conteúdo digno de ser lembrado.


Palavras-chave


Memória; fotografia digital; sites de redes sociais; narrativas autobiográficas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

      

        

CNENlogo_livre2.png      ResearchBib      

    

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.