Outras formas de controle nas periferias do Brasil: a paz social

Autores

  • Cristiano Neves da Rosa Neves da Rosa Universidade Vale do Rio dos Sinos UNISINOS.
  • Nadir Lara Júnior Universidade Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. Doutor em Psicologia Social e Professor Adjunto do PPGCS/UNISINOS.

Palavras-chave:

Periferia, Controle Social, Poder.

Resumo

O objetivo deste trabalho é pontuar as diversas formas de controle usadas ao longo da história da sociedade ocidental, assim como verificar as estratégias de controle usadas em sociedades nas quais o povo não é atingido integralmente pelas instituições formais de controle (escola, hospital, fábrica). Para elucidar esse caso trazemos como referência o Brasil em que os habitantes das favelas e periferias vêm sendo alvo de um conjunto de dispositivos de segurança e participação promovidos por um capitalismo mais flexível da atual sociedade de controle que inclui para governar e ser governado, onde as formas de vida são colocadas no epicentro da gestão política para além dos muros das instituições clássicas comportando uma racionalidade cínica como recurso útil para as estratégias de construção social de uma realidade para o controle de certas populações ou grupos. Para exemplificar essa questão, trazemos nesse artigo uma análise crítica do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) o qual acompanhamos sua aplicação no bairro Guajuviras, periferia da cidade de Canoas-RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Neves da Rosa Neves da Rosa, Universidade Vale do Rio dos Sinos UNISINOS.

Bacharel e Licenciado em Educação Física e Mestrando em Ciências Sociais – UNISINOS.

Nadir Lara Júnior, Universidade Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. Doutor em Psicologia Social e Professor Adjunto do PPGCS/UNISINOS.

Doutor em Psicologia Social e Professor Adjunto do PPGCS/UNISINOS.

Referências

ARAÚJO, I. L. (2008) Foucault e a crítica do sujeito. Curitiba: Editora UFPR, 2ª Ed.

CANDIOTTO, C. (2010, jan/abr) A governamentalidade política no pensamento de Foucault. Revista Filosofia Unisinos, n. 1, (Vol 1, pp. 33-43). Disponível em: http://www.revistafilosofia.unisinos.br. Acesso em: 22/06/2011.

DELEUZE, G. (2006) Conversações. Tradução: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34 Ltda.

FOUCAULT, M. (2009) A verdade e as formas jurídicas: Rio de Janeiro: NAU Editora.

FOUCAULT, M. (2007) Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes.

FOUCAULT, M. (2008) Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal. 25ª Ed.

FOUCAULT, M. (2008) Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes.

FOUCAULT, M. (1984) Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes.

IPEA- Brasil em desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas. Série/Brasil: o estado de uma nação. (2009) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, (Vol. 3, pp. 519-825).

PASSETI, E. (2006) Ensaio sobre um abolicionismo penal. In Verve, São Paulo (Vol. 9).

PASSETI, E. (2003) Vivendo e revirando-se: heterotopias libertárias na sociedade de controle. In: Verve, São Paulo: Nu-sol, Vol. 6.

PASSETI, E. (1999) Sociedade de controle e abolição da punição. São Paulo em Perspectiva, Vol. 13, n. 3.

ROSE, N. (2008, agosto) Psicologia como uma ciência social. Psicologia e sociedade, Porto Alegre, Vol. 20, n. 2. Disponível em http://www.scielo.br.

ROSE, N. (1998) Governando a alma: a formação do eu privado. In: SILVA, T. T (org) Liberdades reguladas. Petrópolis: Vozes (pp. 30-45).

SAFATLE, V. (2008) Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo.

HELOANI, R. (2003) Gestão e organização no capitalismo globalizado. História da manipulação psicológica no mundo do trabalho. São Paulo. Atlas.

SENNETT, R. (2001) A corrosão do caráter. Conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. 5 Ed. Rio de Janeiro, Record.

WEBER, M. (2004) A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo. Companhia das letras.

Recebido em 10 de novembro de 2014.

Aprovado para publicação em 09 de dezembro de 2014.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

da Rosa, C. N. da R. N., & Júnior, N. L. (2014). Outras formas de controle nas periferias do Brasil: a paz social. Revista De Psicologia, 5(2), 21–38. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1474

Edição

Seção

Artigos