O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento

Autores

  • Janailson Monteiro Clarindo Universidade Federal do Ceará
  • Veriana de Fátima Rodrigues Colaço Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professora Doutora do Departamento de Psicologia. E-mail: verianac@gmail.com

Palavras-chave:

Grupo, Ferramenta Cultural, Mediação Simbólica

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir uma pesquisa que teve como propósito analisar o papel do grupo como ferramenta cultural no processo de construção do conhecimento a partir de sua relação com a ação mediada e suas propriedades, tendo por base a Psicologia Histórico-cultural. Foi feito um estudo de caso de tipo pesquisa-intervenção em uma turma de nono ano do ensino fundamental com adolescentes de ambos os sexos e idade média de 14 anos. A metodologia de oficina realizou-se com cinco encontros grupais com atividades variadas, sendo analisadas as dinâmicas e funcionamento grupais. A conclusão principal do estudo indica que o grupo pode funcionar como ferramenta cultural, ou seja, ele pode ser o instrumento psicológico que medeia a ação humana (a ação de seus integrantes) levando à construção do conhecimento por meio de seu domínio. Além disso, entende-se que o processo de facilitação do grupo pode fomentar uma experiência de aprendizagem mediada, criando assim um ambiente propício para o domínio de outros tipos de modo de mediação.

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Biografia do Autor

Janailson Monteiro Clarindo, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Psicologia pela UFC

Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professora Doutora do Departamento de Psicologia. E-mail: verianac@gmail.com

Professora Doutora do Departamento de Psicologia da UFC.

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Recebido em 20 de março de 2014.

Aprovado para publicação em 12 de julho de 2014.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Clarindo, J. M., & Colaço, V. de F. R. (2014). O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento. Revista De Psicologia, 5(2), 85–95. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1478

Edição

Seção

Artigos