Ampliando o conceito de situação-limite de Martín-Baró: diálogos com o conceito de crise

Autores

  • Lucian Borges de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Psicólogo. Bolsista de apoio técnico do grupo de pesquisa "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação". E-mail: lucianborges@yahoo.com.br
  • Ana Paula Moreira Moreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutoranda pelo programa de pós-graduação em psicologia da PUC-Campinas e membro do grupo "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação".
  • Raquel Souza Lobo Guzzo Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Palavras-chave:

Crise, Situação-Limite, Psicologia Social da Libertação.

Resumo

Este trabalho toma como fundamento a Psicologia Social da Libertação e pretende constituir-se com um estudo piloto ao propor a reflexão sobre os conceitos de crise e situação-limite discutidos, respectivamente, por Leonardo Boff e Ignacio Martín- Baró.  Para isso, propomos a leitura de textos de cada um destes autores: Crise –  oportunidade de crescimento de Leonardo Boff e Guerra y Trauma Psicosocial Del  Niño Salvadoreño e Guerra y Salud Mental de Ignacio Martín - Baró. O confronto entre estas leituras tem o objetivo de explicitar as semelhanças e as divergências entre os conceitos de situação-limite e de crise a partir do paradigma da Libertação. Assim, propõe-se uma ampliação do conceito de situação-limite tratado por Martín-Baró para, com isso, sinalizar um avanço no sentido dos conceitos que surgem no interior desta concepção teórica para a Psicologia.

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Biografia do Autor

Lucian Borges de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Psicólogo. Bolsista de apoio técnico do grupo de pesquisa "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação". E-mail: lucianborges@yahoo.com.br

Psicólogo. Bolsista de apoio técnico do grupo de pesquisa "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação".

Ana Paula Moreira Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutoranda pelo programa de pós-graduação em psicologia da PUC-Campinas e membro do grupo "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação".

Doutoranda pelo programa de pós-graduação em psicologia da PUC-Campinas e membro do grupo "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação".

Raquel Souza Lobo Guzzo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do programa de pós-graduação em psicologia da PUC-Campinas e líder do grupo de pesquisa "Avaliação e Intervenção psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação".

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Recebido em 22 de março de 2014.

Aprovado para publicação em 20 de abril de 2014.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

de Oliveira, L. B., Moreira, A. P. M., & Guzzo, R. S. L. (2017). Ampliando o conceito de situação-limite de Martín-Baró: diálogos com o conceito de crise. Revista De Psicologia, 5(2), 96–107. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1479

Edição

Seção

Artigos