O freudismo e a escola de Frankfurt: ensaio sobre a relação entre metapsicologia e teoria crítica

Autores

  • Emanuel Messias Aguiar de Castro Universidade Federal do Ceará.
  • Aluísio Ferreira de Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Freudismo, Metapsicologia, Escola de Frankfurt.

Resumo

O ensaio que segue é fruto de uma pesquisa bibliográfica onde se pretende demarcar a relação da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt com a Psicanálise de Freud, em específico sua metapiscologia, aqui referida como freudismo. Para tanto, foi realizada uma minuciosa análise do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt enquanto marco epistemológico e não como produção individual de seus colaboradores. Um dos objetivos dessa proposta é compreender o que é comum nas várias faces do movimento frankfurtiano em relação ao saber freudiano, ou seja, identificar o freudismo da Teoria Crítica. Esse trabalho encontra-se dividido em três partes: 1) Uma breve introdução ao tema sugerido junto de algumas explicações sobre o procedimento de pesquisa que culminou neste ensaio; 2) Uma contextualização histórica dos eventos que levaram à aproximação entre freudismo e Escola de Frankfurt e, por fim; 3) A relação da Teoria Crítica com a psicanálise freudiana em seus aspectos filosóficos, sociocríticos e crítico cultural. Com isso, buscou-se identificar nessas grandes áreas os movimentos de sístole e diástoles que marcam a conflituosa relação entre materialismo histórico-dialético e freudismo, principalmente, por assumimos como premissa que a Teoria Crítica dialoga com a psicanálise de Freud tendo a metapsicologia como instrumento mediador. O intuito final desse trabalho não é validar ou contestar o movimento de aproximação entre o freudismo e marxismo, mas evocar a importância da Escola de Frankfurt para a Teoria Crítica e para a compreensão dos fenômenos que envolvem as relações sujeito-sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Messias Aguiar de Castro, Universidade Federal do Ceará.

Membro do Paralaxe: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica, Brasil. Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará.

Aluísio Ferreira de Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da universidade Federal do Ceará (UFC). Lider do Paralaxe: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica.

Referências

Adorno, T. W. & Horkheimer, M. (1985). Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,.

Assoun, P-L. (1991a). A Escola de Frankfurt. São Paulo: Editora Ética.

Assoun, P-L. (2012). Freud e as Ciências Sociais: Psicanálise e Teoria da Cultura. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas.

Assoun, P-L. (1991b). O Freudismo. Rio de Janeira: Jorge Zahar Editor.

Assoun, P-L. & Raulet, G. (1981). Marxismo e Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,.

Freud, S. (2006a). Além do princípio do prazer. In Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (vol. XVIII).

Freud, S. (2006b). O interesse cientifico da psicanálise. In Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (vol. XIII).

Freud, S. (2006c). Novas conferencias introdutórias sobre psicanálise. In Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (vol. XXII).

Freud, S. (2006d). Psicologia do Grupo e Analise do Eu. In Edição Standard Brasileiras das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (vol. XVIII).

Dor, J. (1993). A-cientificidade da psicanálise: a alienação da psicanálise. Porto Alegre: Arte médica.

Freitag, B. (1986). A Teoria Crítica ontem e hoje. São Paulo: Editora Brasiliense.

Fromm, E. (1977). A crise da psicanálise: Freud, Marx e a Psicologia Social. Rio de Janeiro: Zahar.

Marcuse, H. (1986). Eros e Civilização. São Paulo: Circulo do Livro.

Matos, O. C. F. (2005). A Escola de Frankfurt: luzes e sombra do Iluminismo. São Paulo: Moderna. (2ª ed.)

Matos, O. C. F. (1989). Os arcanos do inteiramente outro: A Escola de Frankfurt. A melancolia da revolução. São Paulo: Editora Brasiliense.

Jay, M. (2008). A Imaginação dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de pesquisa social, 1923-1950. Rio de Janeiro: Contraponto.

Politzer, G. (1969). Crítica de los fundamentos de la psicología. Trad. F. Gallach.Barcelona: Martínez Roca.

Rouanet, S. P. (2010). Adorno e crítica da barbárie: um olhar psicanalítico. In Soares, J. C (org.) Escola de Frankfurt: Inquietudes da razão e da emoção. Rio de Janeiro: EdUERJ, 11-24.

Rouanet, S. P. (1986). Teoria Crítica e Psicanalise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

Slater, P. (1978). Origem e significado da Escola de Frankfurt: uma perspectiva marxista. Rio de Janeiro: Zahar.

Recebido em 11 de outubro de 2014.

Aprovado para publicação em 6 de dezembro de 2014.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

de Castro, E. M. A., & de Lima, A. F. (2014). O freudismo e a escola de Frankfurt: ensaio sobre a relação entre metapsicologia e teoria crítica. Revista De Psicologia, 5(2), 108–123. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1480

Edição

Seção

Artigos