CAPS com gerência pública e privada: estudo na rede de atenção psicossocial do Rio Grande do Norte

  • Marcelo Menezes da Costa Universidade Potiguarem Natal (UnP/Laureate Universities)./ Professor
  • Magda Dimenstein Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN / Professora Titular
Palavras-chave: Reforma Psiquiátrica, Gestão em Saúde Mental, CAPS

Resumo

A gestão em Saúde Mental é um aspecto central no campo da Reforma Psiquiátrica. Desenvolvemos uma investigação em dois Centros de Atenção Psicossocial do RN, um com gerência pública, localizado em Natal e outro com gerência privada, em funcionamento no município de Parnamirim. Objetivamos conhecer o modo de funcionamento de cada um deles, especificamente como se dá o processo de planejamento e gestão dos recursos materiais e humanos. Metodologicamente realizamos pesquisa documental e entrevistas com gestores e equipe técnica de ambos os serviços, totalizando 13 profissionais. Foram constatadas diferenças na gerência entre os dois serviços nos seguintes aspectos: transparência no repasse dos recursos da gestão municipal para o serviço, autonomia, participação no planejamento e formas de utilização dos recursos. Observamos que ambos os modelos têm vantagens e desvantagens. A gerência privada nos moldes de Organização Social (OS) é privilegiada no sentido de proporcionar mais autonomia e resolutividade ao serviço. A gerência pública fica submetida ao poder executivo, funcionando de forma menos flexível e engessada, não possibilitando o manejo mais rápido e focalizado dos recursos pela equipe técnica.

Biografia do Autor

Marcelo Menezes da Costa, Universidade Potiguarem Natal (UnP/Laureate Universities)./ Professor
Docente no curso de Psicologia da Universidade Potiguar em Natal (UnP/Laureate Universities). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Magda Dimenstein, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN / Professora Titular
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFRN. Bolsista PQ1B do CNPq.
Publicado
2015-07-21
Como Citar
da Costa, M. M., & Dimenstein, M. (2015). CAPS com gerência pública e privada: estudo na rede de atenção psicossocial do Rio Grande do Norte. Revista De Psicologia, 6(1), 7-18. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1689
Seção
Artigos