Verificação da possibilidade de validação do sistema DAVID® como instrumento avaliativo em diagnóstico ortopédico no processo de reintegração para o trabalho – estudo piloto

  • Nelson Alexandre Campos Vinagre Professor de Educação Física, Mestre em Ciência do Movimento, Dr. disc. pol., PhD.
  • Norbert Geissler Médico Cirurgião, Medicina Social, Dr. med.
  • Andree Niklas Médico em Medicina Física e Rehabilitativa, Medicina do Esporte, Prof. Dr. med. et Dr. rer. nat.
  • Fernanda Buffé Professora de Educação Física, Mestranda em Ciências do Esporte com ênfase em Prevenção e Rehabilitação.
Palavras-chave: Medicina Social, sistema de avaliação, avaliação de capacidade funcional

Resumo

Esta investigação teve o propósito de assistir a avaliação física e capacidades funcionais, para a validação de sintomas em diagnósticos ortopédicos dentro do processo de reintegração para o trabalho. A análise do estado funcional da coluna vertebral de uma amostra aleatória de 236 pacientes, através da medição da força máxima isométrica utilizando o Sistema DAVID® de Avaliação foi feita levando em consideração o estado sócio-econômico dos pacientes. O protocolo de teste está coerente com o relatório da avaliação do Centro de Rehabilitação. Os dados da análise funcional biomecânica foram encontrados com auxílio do programa Excel. De acordo com o breve estudo desenvolvido é possível dizer que existe uma significativa diferença no desenvolvimento de força máxima durante o movimento de rotação do tronco (para a direita, p = 0,018; para a esquerda, p = 0,046) entre os grupos sócio-econômicos “empregados” ou “desempregados” nos pacientes com dor na parte inferior das costas. Uma vez que o estudo não pode comprovar correlação entre dor crônica da região lombar e desenvolvimento da força, a particularidade patológica em questão permanece irrelevante.

Biografia do Autor

Nelson Alexandre Campos Vinagre, Professor de Educação Física, Mestre em Ciência do Movimento, Dr. disc. pol., PhD.
Alemanha, Professor de Educação Física, Mestre em Ciência do Movimento, Dr. disc. pol.
Norbert Geissler, Médico Cirurgião, Medicina Social, Dr. med.

Médico Cirurgião, Medicina Social, Dr. med.

Andree Niklas, Médico em Medicina Física e Rehabilitativa, Medicina do Esporte, Prof. Dr. med. et Dr. rer. nat.

Médico em Medicina Física e Rehabilitativa, Medicina do Esporte, Prof. Dr. med. et Dr. rer. nat.

Fernanda Buffé, Professora de Educação Física, Mestranda em Ciências do Esporte com ênfase em Prevenção e Rehabilitação.

Professora de Educação Física, Mestranda em Ciências do Esporte com ênfase em Prevenção e Rehabilitação.

 

Publicado
2015-07-21
Como Citar
Vinagre, N. A. C., Geissler, N., Niklas, A., & Buffé, F. (2015). Verificação da possibilidade de validação do sistema DAVID® como instrumento avaliativo em diagnóstico ortopédico no processo de reintegração para o trabalho – estudo piloto. Revista De Psicologia, 6(1), 58-67. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1693
Seção
Artigos