A oficina de vídeo como potência de pesquisa em psicologia: luz, câmera, criação!

  • Lorrana Caliope Castelo Branco Mourão UNILEÃO
Palavras-chave: Pesquisa-Intervenção, Oficina de Vídeo, escola

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar a Oficina de Vídeo como um dispositivo que potencializa a Pesquisa-Intervenção, trazendo luz a elementos da experiência de pesquisa de dissertação intitulada As Práticas de Preconceito e de Tolerância no contexto escolar: o outro como questão, em que foi trabalhada a perspectiva téorica-metodológica da Pesquisa-Intervenção junto ao dispositivo Oficina de Vídeo. Inicialmente, o texto discute as principais referências teóricas da Pesquisa-Intervenção, tendo como base os principais teóricos brasileiros e estrangeiros que abordam o tema, como Marisa Lopes da Rocha, Simone Paulon e René Lourau. No segundo tópico, apresenta-se de forma sucinta a pesquisa de dissertação citada. Logo em seguida abordamos a utilização do dispositivo Oficina de Vídeo dentro do processo de pesquisa, em que trabalhamos junto aos alunos tanto exibição quanto produção de vídeos que abordassem a temática. Ao todo, tivemos treze encontros na Oficina de Vídeo. Como resultado, pudemos observar o quanto a Oficina de Vídeo foi importante no processo da pesquisa, pois possibilitou a coautoria e a narração da experiência, além de ter sido um dispositivo que trouxe uma problematização acerca das próprias resistências dentro do processo da pesquisa.

Biografia do Autor

Lorrana Caliope Castelo Branco Mourão, UNILEÃO
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, professora da UNILEÃO.
Publicado
2017-06-02
Como Citar
Mourão, L. C. C. B. (2017). A oficina de vídeo como potência de pesquisa em psicologia: luz, câmera, criação!. Revista De Psicologia, 8(1), 65-74. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/18791
Seção
Artigos