A oficina de vídeo como potência de pesquisa em psicologia: luz, câmera, criação!

Autores

  • Lorrana Caliope Castelo Branco Mourão UNILEÃO

Palavras-chave:

Pesquisa-Intervenção, Oficina de Vídeo, escola

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar a Oficina de Vídeo como um dispositivo que potencializa a Pesquisa-Intervenção, trazendo luz a elementos da experiência de pesquisa de dissertação intitulada As Práticas de Preconceito e de Tolerância no contexto escolar: o outro como questão, em que foi trabalhada a perspectiva téorica-metodológica da Pesquisa-Intervenção junto ao dispositivo Oficina de Vídeo. Inicialmente, o texto discute as principais referências teóricas da Pesquisa-Intervenção, tendo como base os principais teóricos brasileiros e estrangeiros que abordam o tema, como Marisa Lopes da Rocha, Simone Paulon e René Lourau. No segundo tópico, apresenta-se de forma sucinta a pesquisa de dissertação citada. Logo em seguida abordamos a utilização do dispositivo Oficina de Vídeo dentro do processo de pesquisa, em que trabalhamos junto aos alunos tanto exibição quanto produção de vídeos que abordassem a temática. Ao todo, tivemos treze encontros na Oficina de Vídeo. Como resultado, pudemos observar o quanto a Oficina de Vídeo foi importante no processo da pesquisa, pois possibilitou a coautoria e a narração da experiência, além de ter sido um dispositivo que trouxe uma problematização acerca das próprias resistências dentro do processo da pesquisa.

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Biografia do Autor

Lorrana Caliope Castelo Branco Mourão, UNILEÃO

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, professora da UNILEÃO.

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Publicado

2017-06-02

Como Citar

Mourão, L. C. C. B. (2017). A oficina de vídeo como potência de pesquisa em psicologia: luz, câmera, criação!. Revista De Psicologia, 8(1), 65–74. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/18791

Edição

Seção

Artigos