Uma iconologia instigada pela arte interpretativa dos sonhos em Freud

Autores

  • Danilo Sergio Ide Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Imagem, interpretação, psicanálise, iconologia

Resumo

Em 2015, o XVIII Encontro Nacional da Abrapso abrigou um grupo de trabalho dedicado à discussão dos desafios enfrentados por psicólogos que se valem de recursos imagéticos em projetos de pesquisa e intervenção. Um dos desafios discutidos se referia à delicada tarefa de leitura das imagens. Tal tarefa tem sido ordenada num campo específico de estudos da imagem, a iconologia, em geral orientado pela história da arte. Mas há casos de projetos iconológicos baseados na psicologia, como a iconologia cognitiva de Ian Verstegen, escorada no gestaltismo de Arnheim. Neste trabalho propomos uma iconologia baseada na psicanálise, porém, ao invés das tradicionais incursões via textos estéticos de Freud, encontramos nosso ponto de partida em A interpretação dos sonhos. Na arte interpretativa dos sonhos encontramos algumas diretrizes, já familiares ao trabalho psicanalítico, que bem poderiam ser redirecionadas por psicólogos a um trabalho iconológico de delimitação de linhas de leitura das imagens, ensaiado aqui com alguns casos selecionados do grupo de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Sergio Ide, Universidade de São Paulo

Psicólogo. Doutor em Psicologia Social (IPUSP). Endereço: Rua Itapeva, 574, cj 51B, CEP 01332-000, Bela Vista, São Paulo -SP.

Downloads

Publicado

2017-06-02

Como Citar

Ide, D. S. (2017). Uma iconologia instigada pela arte interpretativa dos sonhos em Freud. Revista De Psicologia, 8(1), 129–140. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/18792

Edição

Seção

Artigos