Depressão em crianças: sintoma ou inibição?

Autores

  • Manuella Bachá Joca Bayma Universidade Federal do Ceará
  • Karla Patrícia Holanda Martins Universidade Federal do Ceará
  • Caciana Linhares Pereira Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Psicanálise, Criança, Depressão, Sintoma, Inibição

Resumo

O artigo apresenta elementos de uma pesquisa sobre as incidências da depressão em crianças, elegendo como eixos de investigação
os conceitos psicanalíticos de sintoma e inibição. A pergunta que orienta o trabalho é: há uma relação entre a posição depressiva e
a inibição proveniente do período de latência? Se há, em que termos essa relação pode ser pensada e quais as consequências paraa
direção do tratamento? A partir de uma pesquisa bibliográfica ancorada no referencial psicanalítico, trabalharemos fundamentalmente
a partir das formulações de Freud e Lacan, seguindo, no que tange especificamente à depressão, as elaborações de Mauro Mendes Dias,
Irene Kuperwajs, Maria Rita Kehl e Astréa da Gama e Silva. Os resultados apontam que os conceitos de sintoma e inibição ampliam o
saber acerca da posição depressiva, permitindo reflexões sobre o manejo e a direção do tratamento em tais casos. À guisa de conclusão,
evidencia-se a relevância da distinção entre sintoma, inibição e angústia, na medida em que inibição e angústia dizem respeito ao
processo de constituição psíquica, podendo ser tomados como testemunhos de uma mudança de posição subjetiva.

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Biografia do Autor

Manuella Bachá Joca Bayma, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Karla Patrícia Holanda Martins, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Graduação e Pós-Graduação.

Caciana Linhares Pereira, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.

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Publicado

2016-03-29

Como Citar

Bayma, M. B. J., Martins, K. P. H., & Pereira, C. L. (2016). Depressão em crianças: sintoma ou inibição?. Revista De Psicologia, 6(2), 7–20. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/2577

Edição

Seção

Artigos