Modelagem estrutural fatorial e consistência interna da escala de autoestima de Rosenberg em adolescentes brasileiros

Autores

  • Thatiana Maia Tolentino Universidade Católica de Brasília
  • Maria de Fatima de Matos Maia Universidade Estadual de Montes Claros
  • Nilton Soares Formiga Faculdade Internacional da Paraíba/ Laureate International Universities
  • Berenilde Valéria de Oliveira Sousa Universidade Estadual de Montes Claros
  • Gislane Ferreira Melo Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Autoestima, Adolescentes, Modelagem estrutural, Consistência interna

Resumo

A autoestima é o processo avaliativo do autoconceito e deve ser mensurada com instrumentos fidedignos e confiáveis. Adicionalmente,
a avaliação dessa característica vem sendo considerada uma ferramenta importante na identificação e na prevenção de problemas
psicológicos.  Foi  objetivo  de  este  trabalho  realizar  de  forma  mais  robusta,  a  partir  da  análise  de  modelo  de  equação  estrutural
efetuada  no  Amos  a  avaliação  fatorial  da  escala  de  autoestima,  elaborada  por  Rosenberg  em  diferentes  amostras  etárias  de  12
a 20 anos. A amostra foi composta por 1864 sujeitos, onde 49% destes eram do sexo masculino e 51% feminino. De acordo com
os  resultados  obtidos,  a  escala  de  autoestima  apresentou  indicadores  estatísticos  que  justificam  a  sua  consistência  fatorial  para
amostra de jovens brasileiros, confirmando os dois fatores propostos: autoestima negativa e autoestima positiva. Considerando os
indicadores estatísticos do modelo fatorial, estes, revelaram-se satisfatórios dentro dos intervalos que têm sido considerados como
aceitáveis na literatura vigente.

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Biografia do Autor

Thatiana Maia Tolentino, Universidade Católica de Brasília

Mestre, Brasília, Distrito Federal – Brasil. Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM; Bolsista CAPES/PROSSUP - Universidade Católica de Brasília – UCB.

Maria de Fatima de Matos Maia, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora, Montes Claros, Minas Gerais – Brasil- Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do
Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM.

Nilton Soares Formiga, Faculdade Internacional da Paraíba/ Laureate International Universities

Doutor- Faculdade Internacional da Paraíba/ Laureate International Universities – João Pessoa-PB

Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre, Montes Claros, Minas Gerais – Brasil- Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do
Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM.

Gislane Ferreira Melo, Universidade Católica de Brasília

Doutora - Brasília, Distrito Federal - Brasil; Universidade Católica de Brasília – UCB.

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Publicado

2016-03-29

Como Citar

Tolentino, T. M., Maia, M. de F. de M., Formiga, N. S., Sousa, B. V. de O., & Melo, G. F. (2016). Modelagem estrutural fatorial e consistência interna da escala de autoestima de Rosenberg em adolescentes brasileiros. Revista De Psicologia, 6(2), 40–49. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/2580

Edição

Seção

Artigos