De Ferenczi a Balint: o desenvolvimento da questão da análise didática

Autores

  • Marcus Kleredis Monteiro Vieira Universidade Federal do Ceará
  • Orlando Soeiro Cruxên Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Análise didática, Formação do analista, Ferenczi, Balint

Resumo

Este trabalho trata das formulações de Ferenczi e Balint sobre a análise pessoal para o psicanalista em formação. Ao propor a
chamada “técnica ativa”, Ferenczi lança novas exigências ao trabalho do psicanalista. Observa-se que essas exigências, concernentes
aos atributos pessoais do psicanalista, engendraram o aumento das ambições relativas à análise com fins de formação, que, segundo
Ferenczi, deveriam avançar para além da remissão dos sintomas, chegando até o esgotamento das fantasias inconscientes. Balint,
por sua vez, rompeu a barreira de silêncio que pairava sobre a chamada “análise didática” desde sua adoção pela IPA como requisito
para a formação do psicanalista. Destaca-se aqui a crítica do autor às formas assumidas pela análise didática no interior das
instituições afiliadas à IPA e sua abordagem do desenvolvimento da questão da análise de formação no movimento psicanalítico, da
chegada dos primeiros psicanalistas até o início da década de cinqüenta do século XX.

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Biografia do Autor

Marcus Kleredis Monteiro Vieira, Universidade Federal do Ceará

Marcus Kleredis Monteiro Vieira, membro da formação permanente do Corpo Freudiano de Fortaleza – Escola de Psicanálise, possui graduação e mestrado
em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Orlando Soeiro Cruxên, Universidade Federal do Ceará

Orlando Soeiro Cruxên, professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, possui graduação e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do
Ceará, mestrado em Dea Psychanalyse pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e doutorado em Psicopatologia e Psicanálise pela Université Paris 13
(Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse.

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Publicado

2016-03-29

Como Citar

Vieira, M. K. M., & Cruxên, O. S. (2016). De Ferenczi a Balint: o desenvolvimento da questão da análise didática. Revista De Psicologia, 6(2), 95–106. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/2585

Edição

Seção

Artigos