Managers’ individual values and performance

Autores

  • Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá
  • Vladson Filgueiras Chaves
  • Suzete Susana Pitombeira

Palavras-chave:

valores individuais, lideranças intermediárias e desempenho auto-reportado

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo no campo do comportamento organizacional sobre valores individuais e desempenho auto-reportado de médias lideranças. O objetivo principal do estudo foi identificar as prioridades axiológicas, nomeadamente a hierarquização dos valores conforme as prioridades pessoais de médias lideranças e relaciona-las ao desempenho profissional se utilizando de metodologia exploratória e descritiva, por meio de um levantamento ou survey, dimensionado com os questionários “SVS de valores individuais” e “Desempenho auto-reportado”, ambos em escala likert e com lógica dedutiva. Foi realizado um censo com os indivíduos que ocupam cargos de médias lideranças em uma indústria de alimentos do estado do Ceará. Os dados foram coletados por meio eletrônico e analisados pelo software SPSS com estatística descritiva e fatorial. Os resultados das prioridades axiológicas apontaram para os tipos motivacionais Benevolência associado com Conformidade, enquanto para aqueles com melhor desempenho auto-reportado a combinação se deu diferente: Benevolência associado com Autodeterminação. O objetivo geral do trabalho foi atingido porque as prioridades axiológicas das médias lideranças foram identificadas e relacionadas ao desempenho profissional, verificando quais os tipos motivacionais estão no topo dos líderes que apresentam melhor desempenho auto-reportado. O trabalho trouxe novas contribuições na área do comportamento organizacional, em especial no que tange à gestão empresarial, à importância das médias lideranças no contexto da liderança organizacional, à compreensão dos seus valores, performance e, consequentemente, motivações.

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

Ribeiro Tupinambá, A. C., Filgueiras Chaves, V., & Pitombeira, S. S. (2018). Managers’ individual values and performance. Revista De Psicologia, 9(2), 163–174. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31736

Edição

Seção

Artigos