Parentalidades adotante e biológica: dois lados do vínculo familiar

Autores

  • Susana Kramer Mesquita Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Raissa Ruana Matias de Lima
  • Cíntia Viana Ramos

Palavras-chave:

Adoção, Parentalidade, Psicodrama.

Resumo

Trata-se de um projeto continuado, na disciplina de Práticas Integrativas II (Psicologia), em parceria com uma instituição-abrigo. A análise dos casos, a metodologia das ações e as discussões teóricas se aportam na abordagem sociodramática, enfatizando o exercício da criatividade e da espontaneidade como modo de ampliação dos vínculos e transformação das relações, e a dramatização como exercício de protagonismo. O artigo evidencia a vivência de um grupo de pais biológicos e adotantes, com forte repercussão para os participantes, em que uma das protagonistas desejava reaver a guarda de seu neto já adotado por outra família. Participam um casal finalizando o processo de adoção de seu primeiro filho e uma senhora que desejava reaver a guarda de suas netas que ainda estavam na instituição. Algumas importantes reflexões foram realizadas, em que tanto a representante da família biológica, como os pais adotivos ressignificaram seus pontos de vista a respeito da adoção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Kramer Mesquita Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Sou docente desde 1986, primeiro na UNIFOR (Universidade de Fortaleza) e, depois, na UFC (Universidade Federal do Ceará). Completei o mestrado em 2000 (UFPe) e o doutorado em 2008 (UnB). Tenho estruturado e coordenado um laboratório de estudos, pesquisas e intervenções em relações interpessoais desde 2014.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Mesquita Oliveira, S. K., Matias de Lima, R. R., & Viana Ramos, C. (2018). Parentalidades adotante e biológica: dois lados do vínculo familiar. Revista De Psicologia, 9(2), 175–182. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/32943

Edição

Seção

Artigos