Da episteme à áskesis: notas sobre aspectos éticos no método cartesiano / From Episteme to Áskesis: Remarks on Ethical Aspects in Cartesian Method

Autores

Resumo

A antiga ideia de êthos, no âmbito da filosofia grega, antes mesmo de ter se tornado (com Aristóteles) objeto de um interesse especulativo e teórico, jamais esteve desvinculada da de áskesis - no sentido de exercício, prática, treino, modo de vida (mais do que no de ascetismo, tal como esta palavra passou a soar para nós depois do cristianismo). É lugar comum se afirmar que essa vinculação mais originária se desvaneceu abruptamente a partir do “momento cartesiano”: que o racionalismo moderno e as ditas teorias do conhecimento que lhe sucederam submeteram todas as dimensões antigas do filosofar a exigências estritamente epistemológicas. Isso, de maneira a reduzir o domínio da ação racional (ou da razão prática) aos termos de teorias gerais de Filosofia Moral, Política ou do Direito (à questão de fundamentar e sistematizar a ação em termos universalistas). Na contramão desses dados, este artigo objetiva redescobrir alguns aspectos éticos no método cartesiano. No escritos de Descartes, é possível identificar elementos de filosofia prática em dois sentidos distintos, mais ou menos independentes entre si: por um lado, encontramos reflexões avulsas sobre moral e ética (as quais Descartes faz interagir com a sua cogitatio); por outro, é possível demonstrar como o próprio procedimento metódico ele mesmo não é outra coisa senão uma reorientação da ação que precede a aquisição do conhecimento e que é pré-condição para o aparecimento do verdadeiro. Isto, de maneira que a adoção de um método - de um caminho que vise a um fim (meta - hodos) - implicou para Descartes em uma conversão de si, na adoção de um modo de vida em constante exercício. Concluímos que a história da filosofia, tal como narrada hegemonicamente entre nós, acaba encobrindo esta espécie de áskesis que está implícita no método cartesiano. O que pretendemos neste artigo não foi senão apresentar algumas passagens da obra de Descartes que nos ajudam a enxergar de que maneira a atividade do pensamento (das Cogitationes) é, ao mesmo tempo, um incessante exercício de aprimoramento no modo de ser e de se conduzir no mundo imanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Figueiredo de Campos Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Professor convidado, em Estágio Pós-Doutoral, na Université Paris 8 Saint Denis  - vinculado ao Laboratoire d?études et de recherches sur les logiques contemporaines de la philosophie (LLCP). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - com realização do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) na École Doctorale ERRAPHIS Philosophie da Université de Toulouse . Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - com realização do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD) no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ .

Referências

ARISTÓTELES. Etica a Nicómaco (bilíngue). Madrid: Instituto de Estudos Políticos, 1970.

BEYSSADE, J. M. e BEYSSADE, M. Preséntation. In.: DESCARTES, R. Meditations Métaphysiques, Objetions et réponses suivies de quatre Lettres (Bilingue). Paris : GF Flammarion, 2011.

BEYSSADE, J. M. Introduction. In.: DESCARTES, R. Correspondance avec Élisabeth et autres lettres. Paris: GF Flammarion, 2013.

DESCARTES, R. Meditations touchant le première philosophie. In.: Descartes: Oeuvres philosophiques (Tome II). Paris : Éditions Garnier, 1987.

DESCARTES, R. Meditations Métaphysiques, Objetions et réponses suivies de quatre Lettres. Bilingue. Paris : GF Flammarion, 2011.

DESCARTES, R. Oeuvres de Descartes, tome VI “Discours de la méthode & Essais”, p. 81. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1996.

DESCARTES, R. Correspondance avec Élisabeth et autres lettres. Paris: GF Flammarion, 2013.

FOUCAULT, M. (1983-1984). La courage de la vérité: le gouvernement de soi et des autres II. Cours au Collège de France. Paris: Gillimard/Seuil, 2009.

HADOT, P. Qu‟est-ce que la philosophie antique? Paris: Éditions Gallimard, 2009.

LIDDELL, H. G. ; SCOTT, R. Greek-English Lexico. New York : Harper & Brothers Press, 1883. (acessado em : https://archive.org/details/greekenglishlex00liddrich).

LUCIANO. O cínico. (tradução: Olimar Flores Júnior). Revista Kléos Nº 1. (p.254-275), 1997. Disponível em: <http://www.pragma.ifcs.ufrj.br/kleos/K1/scan/OlimarFlores.pdf> Acesso em 31 de julho de 2017.

NEHAMAS, A. The art of living: Socratic reflections from Plato to Foucault. Sather classical lectures (volume sixty-one). University of California Press: Los Angeles, 1998.

PLATÃO. O banquete (bilíngue). Belém: Edufpa, 2011.

REALI, M.; ANTISERI, D. Historia da filosofia: do humanismo a Descartes, v. 3. São Paulo: Ed. Paulus, 2004.

RIBEIRO, F. Uma genealogia da genealogia foucaultiana a partir de Platão. 2018. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ.

SPINELLI, M. Sobre as diferenças entre éthos com epsílon e êthos com eta. Trans/Form/Ação, nº 32, v. 2. pp.: 9-44. São Paulo, 2009.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Ribeiro, F. F. de C. (2019). Da episteme à áskesis: notas sobre aspectos éticos no método cartesiano / From Episteme to Áskesis: Remarks on Ethical Aspects in Cartesian Method. Revista De Psicologia, 10(1), 54–67. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33625