O Mundo da Vida (Lebenswelt) enquanto instância de significação: tessituras e delimitações críticas / World of Life as an Instance of Signification: Tessitures and Critical Delimitations

Autores

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir as particularidades epistemológicas nos interesses de Edmund Husserl, Alfred Schütz e Jürgen Habermas pelo Mundo da Vida (Lebenswelt), enquanto instância de significação da vida. Para tanto, além das obras de autores supracitados, também apresentamos e discutimos produções da filosofia, da sociologia e da psicologia que problematizam epistemologicamente o Mundo da Vida. A presente discussão tem sua relevância na medida em que apresenta as delimitações teóricas do construto do Mundo da Vida, mediante a tessitura de críticas dos referidos autores. De forma geral, este artigo se estrutura e propõe as seguintes reflexões: introduzimos a concepção de Mundo da Vida enquanto instância de significação e a importância de delimitar suas diferentes perspectivas; apresentamos a inauguração das reflexões do Mundo da Vida no pensamento de Edmund Husserl; os desdobramentos do Mundo da Vida cotidiano dentro das análises da Sociologia Compreensiva de Alfred Schütz; e, por fim, a apropriação de Jürgen Habermas para a construção de sua Teoria Crítica da Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Alves Souza Filho, Centro Universitário INTA – UNINTA

Professor de Psicologia do Centro Universitário INTA – UNINTA

Aluísio Ferreira Lima, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo com Pós-Doutorado (2010), Doutorado (2009) e Mestrado (2005) em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Especialista em Saúde Mental (2007) pela Universidade de São Paulo (EEUSP). É Professor Associado I do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará/UFC, credenciado como Professor Permanente (M/D) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Mestrado Profissional em Saúde da Família UFC/FIOCRUZ/RENASF).

Pedro Renan Santos de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Professor de Psicologia e Pesquisador do Paralaxe: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC

Antonio da Costa Ciampa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia

Referências

Astrain, R. S. (2006). Prefacio. In J. Pizzi (Org.), O mundo da vida: Husserl e Habermas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

Berger, P., & Luckmann, T. (2009). Modernidade, pluralismo e crise de sentido: a orientação do homem moderno. Petrópolis: Vozes.

Berger, P., & Luckmann, T. (2012). A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento (11. Ed). Petrópolis: Vozes.

Castro, F. F. (2012). A sociologia fenomenológica de Alfred Schütz. Ciências Sociais Unisisnos (São Leopoldo) (48, 1, p.52-60).

Embree, L.(2011). A natureza e o papel da psicologia fenomenológica em Alfred Schütz. Civitas. Revista de Ciências Sociais, Vol. 11, p. 409-418).

Freitag, B. (1993). A teoria crítica: ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense.

Gadamer, H. G.(2012). Hegel-Husserl-Heidegger. Petrópolis: Vozes.

Goto, T. A. (2008). Introdução à psicologia fenomenológica: a nova psicologia de Edmund Husserl. São Paulo: Paulus.

GOTO, T. A.(2014). Temporalidade e história na fenomenologia transcendental de Edmund Husserl. In: A. Ewald; J. C. Soares; M. F. V. Severiano; C. A. B. Aquino &A, Mattos. (Org.). Subjetividades e temporalidades: Diálogos impertinentes e transdiciplinares. Rio de Janeiro: Editora Garamond.

Habermas, J.(1987). Teoria de la accion comunicativa. Madrid: Taurus.

Habermas, J.(2014). Técnica e Ciência como “ideologia. São Paulo: Editora Unesp.

Habermas, J.(2016). Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Editora Unesp.

Husserl, E. (2006). Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Aparecida: Idéias& Letras.

Husserl, E. (2012). A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica: de acordo com o texto de Husserliana VI. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Lima, A. F.(2011). Sobre a crítica de Jürgen Habermas ao projeto frankfurtiano: separação epistemológica ou continuidade de uma tradição?.Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso)(11 p. 181-196).

Lima, A. F.(2012). Consideraciones sobre la influencia y consecuencias del giro linguístico en el pensamiento de Jürgen Habermas. Alternativas en Psicología (26 p. 85-95).

Lima, A. F. (2015). A Teoria Crítica de Jürgen Habermas: cinco ensaios sobre linguagem, identidade e Psicologia Social (1 ed.) Porto Alegre: Sulina, 2015. v. 1. 125p.

Oliveira, M. A.(2012). Antropologia Filosófica Contemporânea: Subjetividade e Inversão Teórica. (1. ed.). São Paulo: Paulus.

Oliveira, M. A.(2015). Reviravolta Linguístico-Pragmática na Filosofia Contemporânea. (4. ed.). São Paulo: Edições Loyola.

Oliveira, N. F. (1999). Mundo da Vida: Habermas, Mundo da Vida e a “terceira via” do moderno. In N. F. Oliveira, Tractatus Ethico-Politicus. (1 ed.). Porto Alegre: Edipucrs.

Pizzi, J. (2006). O mundo da vida: Husserl e Habermas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

Ricoeur, P. (2009). Na escola fenomenologia. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petropolis: Vozes.

Schütz, A. (2012). Fenomenologia e Relações Sociais: textos escolhidos. Rio de Janeiro: Vozes.

Schütz, A. & Luckmann, T. (2009). Las Estruturas del Mundo de la Vida. Buenos Aires: Amarroto editores.

Stein, E. J.(2011). Inovação na filosofia. (1. ed.). IJUI: Editora Unijuí.

Stein, E. J. (2012). As Ilusões da Transparência: dificuldades com o conceito de mundo da vida. (2. ed.). Ijuí: Unijuí.

Souza, M. N. C. (2012) Algumas considerações sobre a sociologia de Alfred Schütz. Revista dos Pós-graduandos em Sociologia Política da UFSC (9, 1 p. 126-.

Souza Filho, J. A.(2013) O vivido da Consciência na maturidade do Pensamento de Edmund Husserl. Universidade Federal do Ceará: Monografia (Graduação) em Psicologia.

Souza Filho, J. A.(2017). A metamorfose humana no mundo da vida: reconstruções epistemológicas da perspectiva de identidade na psicologia social crítica. Universidade Federal do Ceará: Dissertação (Mestrado) em Psicologia.

Wagner, H. (2012). A abordagem fenomenológica da sociologia. In: Schütz, Alfred. Sobre Fenomenologia e relações sociais. Petrópolis: Vozes.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Souza Filho, J. A., Lima, A. F., Oliveira, P. R. S. de, & Ciampa, A. da C. (2019). O Mundo da Vida (Lebenswelt) enquanto instância de significação: tessituras e delimitações críticas / World of Life as an Instance of Signification: Tessitures and Critical Delimitations. Revista De Psicologia, 10(1), 43–53. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33627