O funcionamento da escola e a atuação do psicólogo: o projeto político pedagógico como mediador dessa relação
Palavras-chave:
Psicologia Escolar, projeto político pedagógico, educação especial.Resumo
O Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola constrói-se a partir da reflexão sobre as suas finalidades, bem como explana o seu papel social e define caminhos e ações a serem compreendidos na dinâmica escolar. Reunindo crenças, conhecimentos sobre o contexto social e científico, o PPP constitui-se como um compromisso pedagógico e político para com a sociedade. O presente estudo objetiva refletir sobre o papel do PPP na construção do campo de atuação da Psicologia Escolar, denotando a mediação necessária entre a proposta pedagógica da escola e atuação do Psicólogo. Trata-se de um relato de experiência, decorrente de um trabalho realizado na disciplina Psicologia Escolar/Educacional II, que consistiu em visita e entrevistas em uma escola estadual de educação para surdos, localizada na cidade de Fortaleza/CE. A metodologia de perspectiva qualitativa pautou-se em revisão bibliográfica, observação da escola e entrevista com alguns profissionais da instituição. Foi possível compreender as formas que a educação especial potencializa o desenvolvimento de alunos com surdez, assim como avaliar a relevância da Psicologia Escolar nesse contexto. Tal experiência apresentou-se como uma oportunidade de refletir sobre a relação entre a psicologia e a educação, analisando os padrões educacionais vigentes, possibilitando outro olhar crítico sobre eles.
Downloads
Referências
Almeida, S. F. C. (1998). O papel da escola
na educação e prevenção em saúde mental.
Estilos da Clínica, 3(4), 112-119.
Amorim, B. M. O. & Silva, P. A. (2014). Psicologia
e projeto político pedagógico: evidências
de uma relação. CONEDU, 1, 1-5.
Angeló, C.S.A. (1984). O papel do psicólogo
escolar. Psicologia, ciência e profissão, 1,
-47.
Betini, G. A. (2005). A construção do projeto
político-pedagógico da escola. EDUC@
ação – Rev. Ped. – UNIPINHAL, 1(3), 37-44.
Pinheiro, M. E. (1998). A ação coletiva como
referencial para a organização do trabalho
pedagógico. In: Veiga, I. P. A. & Resende,
L. M. G. (Orgs.). Escola: Espaço do projeto
político-pedagógico. Campinas: Papirus.
Rocha, M. L. (1999). A formação na interface
Psicologia/Educação: novos desafios.
In: Vilela & Mancebo (Orgs.). Psicologia Social:
abordagens sócio-históricas e desafios
contemporâneos. Rio de Janeiro: UERJ.
Veiga, I. P. A. (1998). Perspectivas para reflexão
em torno do projeto político-pedagógico.
In: Veiga, I. P. A. & Resende, L. M.
G. (Orgs.). Escola: Espaço do projeto político-
pedagógico. Campinas: Papirus.
Veiga, I. P. A. (2003). Inovações e projeto
político-pedagógico: uma relação regulatória
ou emancipatória? Cad. Cedes, v.
, n. 61, p. 267-281.