Empreendedorismo e performance na publicidade para mulheres: uma análise teórico-crítica
Palavras-chave:
Publicidade. Subjetividade Feminina. Consumo. Empreendedorismo.Resumo
A realização da presente pesquisa foi motivada por uma preocupação acerca das novas formas de estruturação da subjetividade feminina, produzida com base na Indústria Cultural e na Publicidade, esta considerada como uma instância simbólica, privilegiada, da sociedade de consumo contemporânea. Seu objeto de estudo consiste na investigação dos significados psicossociais de publicidades dirigidas ao público feminino que privilegiam o empreendedorismo como modelo de prescrição identitária. Adotou-se como eixo teórico-metodológico o referencial da Teoria Crítica, da Escola de Frankfurt, além de autores contemporâneos. A pesquisa empírica foi desenvolvida com suporte de uma coleta de peças publicitárias direcionadas ao público feminino nas revistas Você S/A entre os anos de 2011 e de 2013. Foram selecionadas peças publicitárias que expressam apelos ao sucesso profissional como facilitador de altas performances. Estes temas constituiu nossa categoria de análise, qual seja: o discurso do empreendedorismo. Uma análise qualitativa, de natureza teórico-crítica foi escolhida como estratégia metodológica de exame do referido discurso, permitindo uma reflexão sobre a mercantilização dos atributos humanos.
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