A experiência de extensão no cine Freud, cultura e arte

  • Caciana Linhares Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Cibele Maria Gouveia de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
  • Mariana Lopes Veras Universidade Federal do Ceará
  • Tábata Ísis Silva Laboreiro Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Psicanálise, cultura, cinema

Resumo

O presente trabalho se propõe a apresentar os objetivos gerais do projeto de extensão Cine Freud, Cultura e Arte, assim como algumas reflexões que foram possíveis após nove anos de existência. O projeto visa promover a interlocução entre Arte, Psicanálise e o campo dos Estudos Culturais. Propõe a construção de dispositivos de formação discente que permitam problematizar os fenômenos subjetivos implicados na experiência contemporânea, considerando a diversidade cultural como constitutiva desta experiência. Nesta direção, faz-se fundamental o incentivo e a difusão de obras artísticas e culturais, no sentido de contribuir para a formação artística e crítica dos estudantes e da comunidade em geral, proporcionando o debate, o desenvolvimento do senso crítico e a sensibilização desses sujeitos para com processos afetivos advindos dos mecanismos subjetivos desencadeados pela arte. A problematização do objetivo do projeto considera a participação do seu público-alvo. A partir do levantamento de problemáticas levantadas nos debates realizados no âmbito do projeto, foram apresentadas as linhas gerais que moveram sua discussão e que evidenciam polêmicas importantes no que diz respeito à experiência contemporânea: a desmistificação de alguns aspectos da problemática das perversões e das psicoses e sua relação com as concepções correntes sobre as perversões e a loucura.

Biografia do Autor

Caciana Linhares Pereira, Universidade Federal do Ceará
Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Projeto de Extensão Cine Freud, Cultura e Arte.
Cibele Maria Gouveia de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará
Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Laboratório de Psicanálise da UFC
Mariana Lopes Veras, Universidade Federal do Ceará
Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Projeto de Extensão Cine Freud, Cultura e Arte.
Tábata Ísis Silva Laboreiro, Universidade Federal do Ceará
Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Projeto de Extensão Cine Freud, Cultura e Arte.
Publicado
2016-07-30
Como Citar
Pereira, C. L., de Vasconcelos, C. M. G., Veras, M. L., & Laboreiro, T. Ísis S. (2016). A experiência de extensão no cine Freud, cultura e arte. Revista De Psicologia, 7(1), 181-189. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3987
Seção
Relatos de Experiência