O psicólogo no acompanhamento de adolescentes quem cumprem medidas socioeducativas: seria possível uma escuta analítica? / O psicólogo no acompanhamento de adolescentes quem cumprem medidas socioeducativas: seria possível uma escuta analítica?

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DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.12

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre o trabalho do psicólogo no campo das Medidas Socioeducativas (MSE), especificamente no da Liberdade Assistida (LA). Por meio de uma discussão teórica acerca de conceitos psicanalíticos ‒ como o desamparo ‒, é possível pensar nas atitudes antissociais e na delinquência como manifestações da angústia na adolescência. De acordo com o pressuposto de Laurent (2007), a implicação do sujeito com o seu sintoma e a abordagem do vínculo formado entre psicólogo e adolescente se efetivam como auxílio para mudanças subjetivas na vida do jovem, pensando-se nos impasses que o interpelam, sem recorrer aos caminhos da violência. Considera-se que a LA possa constituir-se como um espaço de estímulo ao protagonismo do jovem e como um meio de o profissional da assistência social conhecer o adolescente e a sua realidade, contribuindo para a ruptura de preconceitos. Além disso, pode-se pensar em políticas públicas adequadas às necessidades deste público.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Silva, J. A., & Dionisio, G. H. (2020). O psicólogo no acompanhamento de adolescentes quem cumprem medidas socioeducativas: seria possível uma escuta analítica? / O psicólogo no acompanhamento de adolescentes quem cumprem medidas socioeducativas: seria possível uma escuta analítica?. Revista De Psicologia, 11(1), 158–170. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.12

Edição

Seção

Estudos Teóricos