Significados da homofobia e do projeto de vida para um grupo de estudantes homossexuais

Resumo

Mesmo com o desenvolvimento das sociedades, a homofobia ainda é um problema persistente na contemporaneidade. Muito se discute sobre o sujeito que discrimina, mas pouco sobre como o alvo discriminado representa essa problemática e quais as repercussões desse preconceito ao longo de sua vida. Desse modo, diante da relevância deste tema, o presente artigo visa descrever os significados da homofobia e do projeto de vida para um grupo de jovens universitários homossexuais. Para esse fim, participaram quatro estudantes de diferentes cursos de graduação de uma universidade pública da região Nordeste do Brasil, os quais foram convidados a responder um conjunto de perguntas acerca de suas características sociodemográficas, além de como percebiam a relação entre homofobia e o seu planejamento pessoal sobre o futuro. As narrativas foram exploradas por meio da análise de conteúdo temática. De acordo com o grupo, a homofobia é significada como uma conduta hostil, motivada pelo preconceito frente ao comportamento homossexual, mas que não afeta diretamente o projeto de vida de suas vítimas. Os discursos que configuram esses significados são comentados com base nas consequências psicossociais vivenciadas por esses sujeitos, como exclusão e a necessidade de políticas públicas igualitárias.

 

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Psicologia social; Homofobia; Preconceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Allysson Dantas Silva, Universidade Federal da Paraíba

Psicólogo (UFPB) e mestrando em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (PPGPS/UFPB)

Publicado
2020-07-01
Como Citar
Dantas Silva, W. A. (2020). Significados da homofobia e do projeto de vida para um grupo de estudantes homossexuais. Revista De Psicologia, 11(2), 100 - 107. https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.11.2.2020.10