Expansão de cursos de psicologia no Ceará: formação docente a partir de pesquisa documental
Palavras-chave:
Ensino, psicologia, didática, formação.Resumo
O relatório estuda a expansão de cursos de Psicologia no Ceará e os programas de disciplinas estudadas, tendo como objetivo desvelar
conhecimentos acerca das práticas docentes e propor ações que acrescentem qualidade à expansão. A pergunta axial que a pesquisa
tenta responder refere-se ao perfil dos currículos apresentados nos cursos, constantes nos planos das disciplinas obrigatórias entre o
segundo e o sexto semestre no que tange aos objetivos na formação profissional, à metodologia do ensino, à avaliação da aprendizagem.
A pesquisa constitui-se como documental, retirando da Análise de conteúdos os procedimentos metodológicos para inferir categorias
que ajudem a conhecer práticas no ensino da Psicologia. Os resultados encontrados na pesquisa foram analisados sob o prisma
da Pedagogia Crítica. Constata-se que aparecem programas de disciplinas consultadas muito bem elaborados. Mas, fica patente a
necessidade de estudo posterior ouvindo professores porque nem sempre o que está escrito nos programas corresponde à prática
docente. Propõe-se como desafio didático a revitalização dos programas de ensino de psicologia e superar sua cristalização no quod
scriptum, scriptum est, para acompanhar a dinamicidade das configurações societárias e das subjetividades contemporâneas.
Downloads
Referências
ARAUJO, C. ALMEIDA de. S. Psicologia Escolar.
Construção e consolidação da identidade
profissional. Campinas, SP: Alínea,
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo.
Lisboa: Edições 70, 2010.
BECKER, Fernando & MARQUES, Tereza.
Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre:
Mediação, 2007.
BOCK, Ana, FURTADO, Odair. TEIXEIRA,
Maria. Psicologias. Uma introdução ao estudo
de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2009.
CASTANHO, Silvio. & CASTANHO, Maria
Eugênia. Temas e textos em Metodologia
do Ensino Superior. 7ª Ed. São Paulo: Papirus,
CATANI, Afrânio Mendes (Org.) Novas Perspectivas
nas Políticas de Educação Superior
na América Latina no Limiar do Século
XXI. (Org.) Campinas, SP: Autores Associados,
CARPINTERO, Helio. Historia de las Ideas
psicológicas. Madrid: Pirámide, 2003.
CUNHA, Jurema (Col.) Psicodiagnóstico-V.
ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
ESTEBAN, Maria Teresa (Org.) Escola, currículo
e avaliação. São Paulo: Cortez, 2003.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método:
traços fundamentais de uma hermenêutica
filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
GENTILI, Pablo e DILVA, da, Tomaz Tadeu.
Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação.
Visões críticas. 3ª Ed. Petrópolis, RJ:
Vozes, 1995.
GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior.
São Paulo; Atlas, 2010.
GIROUX, H. Teoria Crítica e Resistência em
Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.
GLASMAN, W. HADAD, M. Psicologia: abordagens
atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008.
GLEITMAN, H. REISBERG, D. GROSS. J.
Psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GONZALES REY, F. Sujeito e Subjetividade.
Uma aproximação histórico-cultural. São
Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
GRIGGS, R. Psicologia. Uma abordagem
concisa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GUADILLA, Carmen García. Conocimiento,
Educación Superior y Sociedade em America
Latina. Caracas, Nueva Sociedad, 1996.
LACERDA JR, F. & GUZZO, R. (Orgs.) Psicologia
& Sociedade. Interfaces no debate
sobre a questão social. Campinas, SP:
Editora Alínea, 2010.
LIBÂNEO, J. C. e ALVES, N. (Orgs.). Temas
de Pedagogia. Diálogos entre didática e
currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
MCLAREN, Peter. Rituais na escola. Petrópolis,
RJ: Vozes, 1991.
_______ Multiculturalismo crítico. 3ª ed. São
Paulo: Cortez Editora, 2000.
PASCUAL, J. G., COSTA, A. J. CLARINDO,
J. M. Filiações epistemológicas em projetos
de mestrado. Estudo sobre os autores
que os fundamentam Em Psicologia Argumento,
ISSN 0103-7013, Curitiba, v. 31,
n. 72, p. 165-173, jan./mar. 2013.
PESSOTTI, I. Notas para uma história da
psicologia brasileira. Em: Conselho Federal
de Psicologia. Quem é o psicólogo brasileiro?
(pp.17-31) São Paulo: Edicon,1988.
PIMENTA, Sela Garrido & ANASTASIOU,
Léa das Graças. Docência no ensino superior.
São Paulo: Cortez. 2002.
SILVA Fr. João dos Reis e SGUISSARDI,
Valdemar. Novas faces da educação superior
no Brasil. Reforma do Estado e mudanças
na produção. São Paulo: Cortez,
SÁ-SILVA, Ronie, ALMEIDA, Cristóvão,
GUINDANI, Joel. Pesquisa documental:
pistas teóricas e metodológicas. Em: Revista
Brasileira de História & Ciências
Sociais, ano I, Número I – julho de 2009,
ISSN: 2175-3423.
SACRISTÁN, José Gimeno. O aluno como
invenção. Porto Alegre: Artmed, 2005.
ZABALZA, Antoni. Diários de Aula. Porto
Alegre: Artmed, 2004.