O desenvolvimento de uma escala de transição e adaptação acadêmica
Palavras-chave:
Transição acadêmica, ensino médio, mudanças comportamentais, fatores de evasão acadêmica.Resumo
A experiência vivida por jovens calouros em universidades é composta por várias facetas. Durante o primeiro ano da universidade, o
estudante passa por um processo de adaptação acadêmica marcada por mudanças. Esse período, sendo multidimensional e complexo,
necessita ser investigado, principalmente no contexto brasileiro, em que muitas alterações ocorreram no ingresso ao ensino superior
e poucos estudos foram desenvolvidos para avaliar as dificuldades de adaptação desses novos estudantes. O objetivo deste estudo
foi desenvolver um instrumento que avalie a experiência de transição acadêmica enfrentada por jovens calouros. Participaram da
pesquisa 275 estudantes de graduação de duas universidades públicas federais. O instrumento utilizado inspirou-se no Questionário
de Experiências de Transição Acadêmica – QETA – introduzido por Stocker e Faria (2008), em Portugal. As análises utilizaram o SPSS
–StatisticalPackage for the Social Sciences e princípios da análise fatorial: técnicas de extração de componentes principais e rotação
Oblimin direct, com o teste de confiabilidade, Alpha de Cronbach. A escala foi definida em cinco dimensões. Os resultados confirmam
a pertinência de algumas dimensões, como pares e professores e traz evidências da importância do ensino médio para o estudo sobre
a transição e adaptação acadêmica no contexto universitário.
Downloads
Referências
Almeida, L. S., Soares, A. P., Guisande, A.
A. & Paisana, J. (2007). Rendimento académico
no ensino superior: Estudo com
alunos do 1º ano. Revista Galego-Portuguesa
de Psicoloxía e Educación, Braga, v.
, n.1, 207-220.
Cunha, S. M. & Carrilho, D. M. (2005) O
processo de adaptação ao ensino superior
e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar
e Educacional., vol.9, n.2, pp. 215-
Hair Jr. J. F., Anderson, R. E., Tatham,
R. L., Black, W. C. (2005). Análise Multivariada
de dados. Trad. Adonai Schlup
Sant’Anna e Anselmo Chaves Neto. 5ª Edição.
Porto Alegre: Bookman.
Igue, E. A., Bariani, I. C. D., & Milanesi,
P. V. B. (2008). Vivência acadêmica e expectativas
de universitários ingressantes e
concluintes. Psico-USF, Itatiba, v. 13, n. 2,
-164.
Oliveira, R. A. M. de & Oliveira, K. L. de.
(2007) Leitura e condições de estudo em
universitários ingressantes. Psic , vol.8,
n.1, pp. 51-59. ISSN 1676-7314.
Soares, A. B.; Poube, L. N. & Mello, T. V.
dos S. (2009). Habilidades sociais e adaptação
acadêmica: um estudo comparativo
em instituições de ensino público e privado.
Aletheia, vol., no.29, p.27-42. ISSN
-0394.
Stocker, J & Faria, L. (2008). Questionário
de Experiência de transição Académica
(QETA): Validação com Estudantes do 1°
ano da Universidade do Porto. In: Conferência
Internacional de Avaliação Psicológica:
Formas e Contextos, 13. Portugal.
Universidade do Porto. p. 478-490.
Almeida, L. S. & Cruz, J. F. A. (2010) Transição
e Adaptação Académica: reflexões
em torno dos alunos do 1º ano da Universidade
do Minho. In: Ensino Superior em
Mudança: Tensões e Possibilidades. UM.
CIEd. Actas do Congresso Ibérico, Braga,
Portugal.
Teixeira, M. A. P.; Castro, D. G. & Piccolo,
L. R. (2007) Adaptação à Universidade
em Estudantes Universitários: um estudo
correlacional. Interação em Psicologia, v.
, n. 2, p. 211-220, Curitiba.
Teixeira, M. A. P.; Dias, A. C. G.; Wothich,
S. H. & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação
à universidade em jovens calouros. Psicologia
Escolar e Educacional, Campinas, v.
, n. 1, p. 185-202.