Função escolar x evasão: a falência da educação para o trabalho

Autores

  • Helenira Fonseca Alencar Universidade Federal do Ceará
  • Tiago Oliveira Magalhães Universidade Federal do Ceará
  • Luciana Lobo Miranda Universidade Federal do Ceará
  • Alexandre Kerr Pontes Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Eduardo M. Amaral Universidade Federal do Ceará
  • Inerê Nobre Castro Universidade Federal do Ceará
  • Rebeca Veras Andrade Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Função da escola, evasão escolar, educação para o trabalho.

Resumo

O artigo apresenta a discussão de uma pesquisa realizada numa escola da rede pública de Fortaleza-CE, como parte de uma disciplina de Psicologia Escolar. A pesquisa investigou as relações entre a função da escola e evasão escolar, pelo ponto de vista de educadores e alunos. Foi utilizado o referencial teórico foucaultiano para a análise dos dados. Como resultados, podemos apontar que há um desencontro entre a função que a escola deveria assumir na ótica dos alunos e a função que os educadores a fazem assumir ao se comprometerem com determinadas obrigações institucionais, resultando disso a massiva evasão encontrada no estabelecimento em questão. Compreendemos que o fato de a escola pública não assegurar uma vaga no mercado de trabalho especializado para seus alunos, via vestibular ou ensino técnico, contrapõe-se à função escolar de educação para o trabalho. Estando enfraquecida nessa função, a escola não consegue manter seus alunos, mesmo apelando para os mais diversos mecanismos de controle disciplinares.

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Biografia do Autor

Helenira Fonseca Alencar, Universidade Federal do Ceará

Aluna do curso de Psicologia da UFC, Bolsista PIBIC/CNPq pelo LAPSUS, Monitora pelo PID da disciplina de Psicologia Ambiental e Integrante LOCUS

Tiago Oliveira Magalhães, Universidade Federal do Ceará

Aluno do Curso de Psicologia da UFC e Membro da Liga do Comportamento

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará

Profa Adjunta do Departamento de Psicologia da UFC, Coordenadora da Unidade Curricular de Psicologia Escolar e Profa. do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

Alexandre Kerr Pontes, Universidade Federal do Ceará

Aluno do curso de Psicologia da UFC e Membro do NUCOM-UFC.

Carlos Eduardo M. Amaral, Universidade Federal do Ceará

Aluno do curso de Psicologia da UFC e Membro do NUCOM-UFC.

Inerê Nobre Castro, Universidade Federal do Ceará

Aluna de Psicologia e Bolsista PIBIC/CNPQ do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação.

Rebeca Veras Andrade, Universidade Federal do Ceará

Aluna do curso de Psicologia da UFC

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Publicado

2010-07-01

Como Citar

Alencar, H. F., Magalhães, T. O., Miranda, L. L., Pontes, A. K., Amaral, C. E. M., Castro, I. N., & Andrade, R. V. (2010). Função escolar x evasão: a falência da educação para o trabalho. Revista De Psicologia, 1(2), 151–162. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/65

Edição

Seção

Artigos