Função escolar x evasão: a falência da educação para o trabalho

  • Helenira Fonseca Alencar Universidade Federal do Ceará
  • Tiago Oliveira Magalhães Universidade Federal do Ceará
  • Luciana Lobo Miranda Universidade Federal do Ceará
  • Alexandre Kerr Pontes Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Eduardo M. Amaral Universidade Federal do Ceará
  • Inerê Nobre Castro Universidade Federal do Ceará
  • Rebeca Veras Andrade Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Função da escola, evasão escolar, educação para o trabalho.

Resumo

O artigo apresenta a discussão de uma pesquisa realizada numa escola da rede pública de Fortaleza-CE, como parte de uma disciplina de Psicologia Escolar. A pesquisa investigou as relações entre a função da escola e evasão escolar, pelo ponto de vista de educadores e alunos. Foi utilizado o referencial teórico foucaultiano para a análise dos dados. Como resultados, podemos apontar que há um desencontro entre a função que a escola deveria assumir na ótica dos alunos e a função que os educadores a fazem assumir ao se comprometerem com determinadas obrigações institucionais, resultando disso a massiva evasão encontrada no estabelecimento em questão. Compreendemos que o fato de a escola pública não assegurar uma vaga no mercado de trabalho especializado para seus alunos, via vestibular ou ensino técnico, contrapõe-se à função escolar de educação para o trabalho. Estando enfraquecida nessa função, a escola não consegue manter seus alunos, mesmo apelando para os mais diversos mecanismos de controle disciplinares.

Biografia do Autor

Helenira Fonseca Alencar, Universidade Federal do Ceará
Aluna do curso de Psicologia da UFC, Bolsista PIBIC/CNPq pelo LAPSUS, Monitora pelo PID da disciplina de Psicologia Ambiental e Integrante LOCUS
Tiago Oliveira Magalhães, Universidade Federal do Ceará
Aluno do Curso de Psicologia da UFC e Membro da Liga do Comportamento
Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará
Profa Adjunta do Departamento de Psicologia da UFC, Coordenadora da Unidade Curricular de Psicologia Escolar e Profa. do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.
Alexandre Kerr Pontes, Universidade Federal do Ceará
Aluno do curso de Psicologia da UFC e Membro do NUCOM-UFC.
Carlos Eduardo M. Amaral, Universidade Federal do Ceará
Aluno do curso de Psicologia da UFC e Membro do NUCOM-UFC.
Inerê Nobre Castro, Universidade Federal do Ceará
Aluna de Psicologia e Bolsista PIBIC/CNPQ do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação.
Rebeca Veras Andrade, Universidade Federal do Ceará
Aluna do curso de Psicologia da UFC
Publicado
2010-07-01
Como Citar
Alencar, H. F., Magalhães, T. O., Miranda, L. L., Pontes, A. K., Amaral, C. E. M., Castro, I. N., & Andrade, R. V. (2010). Função escolar x evasão: a falência da educação para o trabalho. Revista De Psicologia, 1(2), 151-162. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/65
Seção
Artigos