“Porque ignoravam minha solidão tanto quanto eu”: sobre a (auto)biografia de Mauras Lopes Cançado

Autores

Palavras-chave:

Narrativa, autobiografia, psicologia social, manicômio, Maura Lopes Cançado.

Resumo

O presente manuscrito trata de uma análise da narrativa de Maura Lopes Cançado no livro “Hospício é deus: Diário I”, publicado originalmente em 1965. Para tanto, foi realizada a articulação da leitura cuidadosa do diário autobiográfico com os referenciais teóricos relacionados à Psicologia Social, em especial, as contribuições de Theodor W. Adorno, Giorgio Agamben e Judith Butler. Em forma de ensaio, o artigo foi dividido em quatro partes, nas quais são apresentados: a) a contextualização do diário; b) a (auto)biografia de Maura Lopes Cançado; c) as narrativas acerca da condição do internamento no Hospital Gustavo Riedel; e d) as considerações acerca do que se pode apreender com a narrativa da autora. Esse itinerário permitiu a discussão da precariedade experienciada por Maura Cançado enquanto uma mulher que não correspondia às expectativas morais e sociais de sua época, articulada com todos os efeitos que o enquadramento psiquiátrico produziu em suas internações no hospício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephanie Caroline Ferreira de Lima, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica - UFC. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFC) da Universidade Federal do Ceará.

Aluísio Ferreira de Lima, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo com Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Especialista em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/11). É Professor Adjunto IV do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará/UFC, credenciado como Professor Permanente (M/D) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Mestrado Profissional em Saúde da Família UFC/FIOCRUZ/RENASF). Também é credenciado como avaliador na Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde CNRMS/MS/MEC. No que se refere a produção científica, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq e tem publicado artigos, capítulos, livros e organizado edições. Em relação a contribuição para a formação de recursos humanos, orienta doutorado e mestrado em Psicologia e mestrado profissional em Saúde da Família na UFC e atua como orientador estrangeiro do Programa de Fundamentos Históricos y Políticos de las Prácticas Psicológicas del Instituto de Fundamentos y Métodos en Psicología da Universidad de la Republica ? UDELAR/Uruguai. Coordena atualmente 3 projetos de pesquisa financiados por agências nacionais de fomento referentes aos editais CNPq Produtividade em Pesquisa - PQ 2015 (Processo: 305212/2015-0); CNPq Universal 14/2013 - Faixa A (Processo: 476693/2013-6) e FUNCAP PPSUS 7/2013 (SPU: 13192398-6). A inserção na área de conhecimento inclui a Coordenação Adjunta do Grupo de Trabalho "História Social da Psicologia" da ANPEPP (interstício 2016/2018), a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (abril de 2016), a Presidência da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) ? gestão 2014/2015, Presidência do Conselho Regional de Psicologia 11a. Região (CRP11) - gestão 2013-2016, a Representação do Brasil na Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) ? Gestão 2013-2015, a Vice-Coordenação do PPG em Psicologia da UFC, período de março de 2013 a 03 março de 2016. Líder do PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica UFC e Co-lider do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Identidade Humana - NEPIM/PUCSP; Colaborou como Professor Investigador Visitante no Departamento Interfacultativo de Psicología Social da Universidad Complutense de Madrid - UCM/Espanha (Nov/Dez de 2012) e no Programa de Fundamentos Históricos y Políticos de las Prácticas Psicológicas del Instituto de Fundamentos y Métodos en Psicología da Universidad de la Republica ? UDELAR/Uruguai (Ago/Set 2013 e Nov/Dez de 2011). Foi bolsista de produtividade pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) ? BPI/FUNCAP (2010-2012).

Referências

Adorno, Theodor W. (2001). Problems of Moral Philosophy. Stanford, California: Stanford University Press.

Adorno, Theodor W. (2003). Ensaio como forma. In Theodor W. Adorno. Notas de Literatura I. Porto Alegre: Editora 34, p. 15-45.

Agamben, Giorgio. (2015). Bartleby, ou da contingência. Belo Horizonte: Autêntica editora.

Batista, Daniele Aparecida. (2010). Loucura: a temática que constrói o discurso da obra Hospício é Deus, de Maura Lopes Cançado. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Butler, Judith (2015). Relatar a si mesmo: Crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Butler, Judith (2010). Marcos de Guerra: las vidas lloradas. Buenos Aires: Paidós.

Cançado, Maura Lopes (2015). Hospício é Deus - Diário I. 5ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Ciampa, Antonio da Costa. (1987). A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense.

Cordeiro, Solange. (2014). Discurso e escrita de si na obra Hospício é Deus de Maura Lopes Cançado. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNOESTE).

Corrêa, Louise Bastos. (2013). A consciência no abismo: uma leitura da obra de Maura Lopes Cançado. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Custódio, Márcia Moreira. (2014). Literatura e Loucura: a carnalidade da loucura de Maura Lopes Cançado em “Hospício é Deus”. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Delory-Momberger, Christine. (2011). Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa Biográfica em Educação. Educação em Revista. V. 27, n. 1, pp. 333-346.

Gomes, Leisa Ferreira Amaral. (2014). Loucura e gênero: uma análise da escrita autobiográfica de Maura Lopes Cançado. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Goffman, Erving. (1988) Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC.

Lejeune, Philippe H. (1970). Le pacte autobiographique. Paris: Seuil.

Lima, Aluísio Ferreira de. (2010). Metamorfose, anamorfose e reconhecimento perverso: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. São Paulo: FAPESP; EDUC.

Meireles, Maurício. (2015). Perfil Biográfico. In: “Hospício é Deus - Diário I. 5ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Melville, Herman. (2015). Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street. In, Agamben, Giorgio. Bartleby, ou da contingência. Belo Horizonte: Autêntica editora. pp. 55-108.

Musilli, Célia (2014). Literatura e loucura: a transcendência pela palavra. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Scaramella, Maria Luisa. (2010). Narrativas e sobreposições: notas sobre Maura Lopes Cançado. Tese de Doutorado. Universidade de Campinas (UNICAMP).

Silva, Gislene Maria Barral Lima Felipe da (2008). Olhando sobre o muro: representações de loucos na literatura brasileira contemporânea. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo (USP).

Silva, Gislene Maria Barral Lima Felipe da. (2011). Literatura, loucura e autoria feminina: Maura Lopes Cançado em sua autorrepresentação da escritora louca. Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural. V. 1 n. 1, pp. 85-98.

Souza, Vânia Romão de. (2014). Maura, louca? Não, “Cançada”: Os desatinos existenciais de uma “hipermulher” nas décadas de 1940/1950. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2017-10-24

Como Citar

Lima, S. C. F. de, & Lima, A. F. de. (2017). “Porque ignoravam minha solidão tanto quanto eu”: sobre a (auto)biografia de Mauras Lopes Cançado. Revista De Psicologia, 8(2), 165–175. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6657

Edição

Seção

Ensaios