O consumo de imagens de marca e seu impacto na construção da subjetividade dos jovens

Autores

  • Maria de Fátima Vieira Severiano Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Mattos de Araújo Lima
  • Lúcio Flávio Gomes de Lima
  • Luciana Carvalho Martins
  • Francisco Edmar Pereira Neto

Palavras-chave:

imagens de marca, subjetividade, consumo.

Resumo

O presente estudo objetiva investigar as formas de adesão aos ideais do consumo representados pelas imagens de marca, entre jovens de classes sociais distintas, avaliando suas implicações para a constituição das subjetividades contemporâneas e estabelecendo comparações entre eles. Além da discussão teórica, foram realizados oito "grupos de discussão" nos quais se apresentaram imagens publicitárias de produtos de marca aos jovens de faixas etárias entre 14-16 e 17-21, avaliando-se quatro variáveis: idade, classe social, nível de traços narcísicos e sexo, de acordo com os níveis de identificação: subjetivo, grupal, cultural e corporal. Como resultado temos que as marcas foram associadas a sentimentos de segurança, satisfação pessoal e de um suposto fortalecimento do eu, frente a situações de instabilidade grupal delimitando formas de inclusão/exclusão social e estilos de vida a partir dos quais os jovens constroem suas referências identitárias. O fator “classe social” mostrou-se o mais indicador mais relevante da adesão fascinada, destacando-se os sujeitos mais jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Vieira Severiano, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC e Doutora em Ciências Sociais Aplicadas (UNICAMP)

Daniel Mattos de Araújo Lima

Psicólogo e Mestre em Psicologia (UFC)

Lúcio Flávio Gomes de Lima

Psicólogo e Mestre em Psicologia (UFC)

Luciana Carvalho Martins

Psicólogo e Mestre em Psicologia (UnB)

Francisco Edmar Pereira Neto

Psicólogo, Mestre em Psicologia (UFPE)

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Severiano, M. de F. V., Lima, D. M. de A., Gomes de Lima, L. F., Martins, L. C., & Neto, F. E. P. (2015). O consumo de imagens de marca e seu impacto na construção da subjetividade dos jovens. Revista De Psicologia, 2(1), 07–17. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/71

Edição

Seção

Artigos