Expressões do desamparo na escola: vulnerabilidades sociais e impactos na adolescência / Expressions of helplessness at school: social vulnerabilities and impacts on adolescence

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.13.1.2022.3

Palavras-chave:

Adolescência; desamparo; escola

Resumo

O artigo deriva de uma pesquisa em andamento que visa compreender como as condições de vulnerabilidade social em que se encontram muitos jovens brasileiros se articulam ao desamparo como efeito psíquico e, mais especificamente, de que modo a relação com a escola toma parte nos impasses da adolescência no laço social.  Na interface entre a psicanálise e a educação, trabalharemos com o material levantado a partir da realização de oficinas com turmas do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em duas escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro.  Os adolescentes se utilizaram do espaço da oficina para expressar seu desamparo, seja pelo silêncio, pelo afrontamento ou pela sua expressão em palavras nos segredos compartilhados nas oficinas, que foram agrupados do seguinte modo: desamparo em relação às condições materiais da escola; desamparo por não se sentir acolhido pela escola; desamparo na relação com seus pares; expressões do desamparo como desalento.

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Biografia do Autor

Luciana Gageiro Coutinho, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada Universidade Federal Fluminense

Departamento de Fundamentos Pedagógicos

Paula Fonseca, Universidade Federal Fluminense

Estudante de Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (bolsista de IC do LAPSE/UFF)

Leila Farias, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, Psicanalista; Professora da Escola Municipal José Manna Júnior

Pesquisadora voluntária do LAPSE/UFF; Brasil - Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Coutinho, L. G., Fonseca Regufe, P. ., & Martins Farias, L. (2022). Expressões do desamparo na escola: vulnerabilidades sociais e impactos na adolescência / Expressions of helplessness at school: social vulnerabilities and impacts on adolescence. Revista De Psicologia, 13(1), 30–43. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.13.1.2022.3

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa