Grupo terapêutico on-line: dispositivo de cuidado para saúde mental de universitários em tempos de pandemia // On-line therapeutic group: care device for the mental health of college students in pandemic times
DOI:
https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.5Palavras-chave:
Transdisciplinaridade, Estudantes Universitários, Pandemia, Saúde Mental, Grupos Terapêuticos on-lineResumo
A pandemia da COVID-19 provocou alterações nos pilares geopolíticos e culturais da sociedade, podendo resultar em impactos psicológicos negativos frente às incertezas do cenário. Os jovens universitários, frequentemente identificados como uma população vulnerável ao desenvolvimento de ansiedade, depressão e estresse, demandam cuidados qualificados oriundos de dispositivos da saúde mental, a fim de acolher o sofrimento e elaborar estratégias de enfrentamento diante de emergências sanitárias. Diante disso, objetivou-se relatar a experiência acerca de uma intervenção grupal breve, com a finalidade de refletir sobre a importância de grupos terapêuticos online estruturados de forma transdisciplinar. Considera-se que estes se apresentam como potentes ferramentas de atenção psicossocial e podem ser incluídos em programas de prevenção e remediação dos danos causados pela pandemia da COVID-19. O grupo terapêutico se mostrou como potencial ferramenta para o enfrentamento dos impactos causados pelo cenário de emergência sanitária e acolhimento das demandas emocionais da comunidade acadêmica, corroborando para uma maior qualidade de vida dos universitários.
Downloads
Referências
Aquino, E. M., Silveira, I. H., Pescarini, J. M., Aquino, R., Souza-Filho, J. A. D., Rocha, A. D. S., ... & Lima, R. T. D. R. S. (2020). Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25, 2423-2446. Doi: 10.1590/1413-81232020256.1.10502020
Benezon, R. (1998). La nueva musicoterapia. Buenos Aires: Ed. Lumen.
Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 395. Doi: 10.1016/ S0140-6736(20)30460-8
Bruscia, K., E. (2016). Definindo musicoterapia. Barcelona Publishers, Dallas.
Castioni, R., Melo, A. A. S. D., Nascimento, P. M., & Ramos, D. L. (2021). Universidades federais na pandemia da COVID-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(111), 399-419. Doi: 10.1590/S0104-40362021002903108
Coelho, A. L., Morais, I. A., & Rosa, W. V. S. (2020). A utilização de tecnologias da informação em saúde para o enfrentamento da pandemia do COVID-19 no Brasil. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, 9(3), 183–199. Doi:
10.17566/ciads.v9i3.709
Diniz, N. F. P. D. S., & Aires, S. (2018). Grupo de escuta e reflexão com estudantes universitários. Vínculo, 15(1), 61-75. Recuperado em 18 de janeiro de 2022, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-24902018000100007&lng=pt&tlng=pt
Farinha, M. G., Centurion, N. B., Braga, T. B. M., & Stefanini, J. R. (2019). Rodas de conversa com universitários: prevenção e promoção de saúde. Revista do NUFEN, 11(2), 19-38. Recuperado em: 18 jan. 2022. de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912019000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Fonseca, J. (2000). Psicoterapia da relação: elementos de psicodrama contemporâneo. São Paulo: Ágora.
Fragelli, T. B. O., & Fragelli, R. R. (2021). Por que estudantes universitários apresentam estresse, ansiedade e depressão? Uma rapid review de estudos longitudinais. Revista Docência do Ensino Superior, 11, 1-21. 10.35699/2237-5864.2021.29593
Karino, C. A., & Laros, J. A. (2014). Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas. Psico-USF, 19(1), 23-36. Doi: 10.1590/S1413-82712014000100004
Lelis, K. D. C. G., Brito, R. V. N. E., Pinho, S. D., & Pinho, L. D. (2020). Sintomas de depressão, ansiedade e uso de medicamentos em universitários. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, (23), 9-14. Doi: 10.19131/rpesm.0267
Li, W., Yang, Y., Liu, Zi., Zhao, Y., Zhang, Q., Zhang, L., ...Xiang, Y. (2020). Progression of Mental Health Services during the Covid-19 Outbreak in China. International Journal Biological Sciences, 16(10), 1732-1738. Doi: 10.7150/ijbs.45120
Lima, R. C. (2020). Distanciamento e isolamento sociais pela COVID-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 30, e300214. 10.1590/S0103-73312020300214
Macedo, M. J. D. A., Costa, B. L., Fernandes, M. J. B., & Freitas, L. H. M. (2021). Reflexos da (in) capacidade de estar só em tempos de isolamento social na pandemia COVID-19. Revista Brasileira de Psicoterapia. Porto Alegre. 23(1), 249-258. Recuperado em: 18 jan 2022, de: http://hdl.handle.net/10183/231319
Moretti, S. A., Guedes-Neta, M. L., Batista, E. C. (2020). Nossas Vidas em meio à Pandemia da COVID-19: Incertezas e Medos Sociais. Revista Enfermagem e Saúde Coletiva - REVESC, 5(1), 32-41. Recuperado em: 18 jan 2022, de: https://www.researchgate.net/publication/342898913_Nossas_Vidas_em_Meio_a_Pandemia_da_COVID_-19_Incertezas_e_Medos_Sociais_Our_Lives_in_The_Midst_of_The_COVID_Pandemic_-19_Social_Uncertainties_and_Fear/citation/download
Moscovici, F. (2008). Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo (24a. ed.). Rio de Janeiro: Editora José Olympio.
Ortelan, N., Ferreira, A. J. F., Leite, L., Pescarini, J. M., Souto, A. C., Barreto, M. L., & Aquino, E. M. (2021). Máscaras de tecido em locais públicos: intervenção essencial na prevenção da COVID-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 26, 669-692. Doi:10.1590/1413-81232021262.36702020
Roquete, F. F., Amorim, M. M. A., Barbosa, S., Souza, D. C. M., & Carvalho, D. V. (2012). Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: em busca de diálogo entre saberes no campo da saúde pública. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mieiro. Recuperado em: 18 jan 2022, de: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/245
Rosseto, R. (2012). Jogos e improvisação teatral. Guarapuava: Unicentro. Recuperado em: 18 jan 2022, de: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/857/5/Jogos%20e%20improvisa%C3%A7%C3%A3o%20teatral%20perspectivas%20metodol%C3%B3gicas.pdf
Sousa, J. M., Farinha, M. G., Silva, N. D. S., Caixeta, C. C., Lucchese, R., & Esperidião, E. (2022). Potencialidades das intervenções grupais em Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Revista Escola Anna Nery, 26. Doi: 10.1590/2177-9465-EAN-2021-0294.
Pieruccini, Â. (2005). Dinâmica de grupos aplicadas em grupos virtuais: possibilidade ou ficção. Revista SBDG, 2, 42-9.
Vasconcelos, E. M., & Weck, M. (2020). Desafios e recomendações para a realização de atividades de ajuda mútua on-line no campo da Saúde Mental. In: Vasconcelos, E. M. Novos Horizontes em Saúde Mental: análise de conjuntura, direitos humanos e protagonismo de usuários(as) e familiares. (p. 292-311). São Paulo: Hucitec.
Yalom, I. D., & Leszcz, M. (2006). Psicoterapia de grupo: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed Editora.
Yozo, R. Y. K. (1996). 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. São Paulo: Editora Agora.