E quando contarmos nossas histórias? Relatos em uma formação racista // And when do we tell our stories? Stories in a racist degree

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.6

Palavras-chave:

Epistemicídio; racismo; antirracismo.

Resumo

Situando o campo onto-epistemológico do espaço universitário, este texto volta-se para a contestação da produção de conhecimento científico e, com isso, possibilitar marcar o não-marcado (privilégio do saber) e citar sobre o mal falado (racismo). Para isso, situa-se que a entrada na universidade de sujeitos historicamente construídos como objetos científicos acarreta tensões através  da exposição de um curioso silenciamento acerca da produção da ficção de neutralidade de um certo tipo de sujeito-sistema (homem, branco, cis, hétero). Neste escrito, ocorre a marcação da localização da autoria (negra, homem, cis, gay) como uma estratégia de produção de autonomia, do negro falar sobre si, marcando a trajetória como parte do fazer ciência - não como novidade e, sim, como uma re-inauguração anti-racista. Com o objetivo de tentar responder “Quem pode falar?” (KILOMBA, 2019, p. 33), organiza-se a partir daqui uma “contação de histórias” biográfica-coletiva  sobre os atravessamentos de uma formação racista em para pessoas negras, a qual pretende se ater sobre os tensões, os racismos e as negociações das questões raciais na área da Psicologia.

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Biografia do Autor

Manoel Nogueira Maia Neto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Mestrando do programa em Saúde da População Negra e Indígena, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participante do Grupo Afetivo de Pesquisa Quilombolar, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS), da UFRB.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Maia Neto, M. N. (2022). E quando contarmos nossas histórias? Relatos em uma formação racista // And when do we tell our stories? Stories in a racist degree. Revista De Psicologia, 13(2), 80–90. https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.6

Edição

Seção

Relatos de Experiência