Corpo e parentalidade na perspectiva psicanalítica // Body and parenthood in the psychoanalytic perspective

Palavras-chave: corpo, parentalidade, psicanálise

Resumo

O trabalho apresenta a resenha do livro Corpo da coleção Parentalidade & Psicanálise.  Dividido em três seções, o livro articula temas como gênero, saúde reprodutiva, classe social e questões étnico-raciais tomando o corpo e a parentalidade como eixos principais. A partir da perspectiva lacaniana, um grande destaque da obra são as diferentes implicações da maternidade assim como as múltiplas relações entre a linguagem e o corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Camargo Taborda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Psicologia (UCDB), mestrado e doutorado em Psicologia da Saúde (UCDB). Professor do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Paranaíba. Tem experiência na área de Psicologia Social e Psicologia da Saúde.

Referências

Brilhante, A. V. (2021). Da instrumentalização do ventre à biopolítica da maternidade. In Teperman, D., Garrafa, T., & Iaconelli, V. Corpo. Belo Horizonte: Autêntica.
Dias, M. M. (2021). O pior cego é aquele que não quer escutar: relações entre o olhar e a voz em psicanálise. In Teperman, D., Garrafa, T., & Iaconelli, V. Corpo. Belo Horizonte: Autêntica.
Fernandes, M. H. (2021). O corpo da mulher e os imperativos da maternidade. In Teperman, D., Garrafa, T., & Iaconelli, V. Corpo. Belo Horizonte: Autêntica.
Han, B. (2021). Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes.
Sanches, D. R. (2021). O corpo e a ética da psicanálise. In Teperman, D., Garrafa, T., & Iaconelli, V. Corpo. Belo Horizonte: Autêntica.
Sennett, R. (2010). Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: Editora BestBolso.
Publicado
2022-06-30
Como Citar
Camargo Taborda, J. (2022). Corpo e parentalidade na perspectiva psicanalítica // Body and parenthood in the psychoanalytic perspective. Revista De Psicologia, 13(2), 233 - 235. https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.17